Disciplina Curricular

Ecologia Molecular EM

Mestrado Bolonha em Biologia do Organismo e Evolução - 1_MBOE 2023/24

Contextos

Grupo: 1_MBOE 2023/24 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais 1º Ano/2º Sem > Nucleares - Bloco B ou Bloco C > 644_MBOE - Nucleares Bloco B (CVIDA)

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Nesta unidade curricular pretende-se que os estudantes explorem e discutam aplicações de técnicas moleculares no estudo de populações naturais, para compreender processos ecológicos e evolutivos. O objetivo é que os estudantes integrem conceitos e teorias fundamentais de genética, ecologia e biologia evolutiva e os apliquem para explicar padrões de variação entre organismos, por exemplo diferenças na expressão génica, comportamento, parentalidade, diversidade genética intra- e inter-populacional. Será dado destaque a processos que atuam aos níveis genómico, individual e populacional para gerar e manter biodiversidade, e no papel de fatores ambientais e ecológicos na resposta e evolução dos organismos. Pretende-se que os alunos adquiram competências para avaliar de forma crítica estudos de ecologia molecular, identificando aplicações, desde especiação, genética da conservação, biologia de alterações ambientais à dinâmica de doenças infeciosas.

Programa

Introdução a diferentes marcadores genéticos (e.g., microssatélites, SNPs) e tipos de dados (e.g., pool sequencing e DNA ambiental). Introdução aos processos evolutivos que atuam ao nível molecular, genómica populacional e teoria da coalescência. Variação organismal ao nível molecular (genómica, transcriptómica, proteómica). Utilização de dados moleculares para compreender influência de fatores ambientais e ecológicos nos organismos. Aplicações para inferir sistemas de acasalamento, paternidade e ecologia comportamental. Estrutura populacional, dispersão, fluxo genético e genética da paisagem. Princípios de inferência da história demográfica de populações. Adaptação local e especiação ecológica. Métodos de “genome scans” para inferir a base genética da adaptação. Mutações deletérias, “mutation load” e depressão por consanguinidade. Hibridação. Exemplos de aplicações desde metagenómica de comunidades à ecologia molecular de doenças infecciosas, e à genética da conservação.

Métodos de ensino e avaliação

Regime intensivo alternando aulas teórica e teórico-práticas, com exemplos para discussão com participação ativa dos alunos, e aulas práticas de análise de dados genómicos. Na componente teórica vários métodos de ensino serão utilizados, como método expositivo, demostrativo e atividades de aprendizagem ativa, promovendo o sentido crítico e a participação de estudantes. Na componente teórico-prática os estudantes executam um miniprojecto, explorando vários métodos de análise de dados. A parte prática permite a aprendizagem de diversos métodos estatísticos e bioinformáticos para tratar, analisar e interpretar dados genéticos. A avaliação envolve: um teste escrito, individual, com questões teóricas e teórico-práticas que vale 50% da avaliação; um trabalho de grupo sobre os resultados obtidos nas aulas práticas na forma de artigo científico com peso de 40% na avaliação; e a avaliação da participação dos alunos nas discussões de exemplos com um peso de 10% na nota final.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2 Semestre