Disciplina Curricular
Evolução Experimental EExp
Mestrado Bolonha em Biologia do Organismo e Evolução - 1_MBOE 2023/24
Contextos
Grupo: 1_MBOE 2023/24 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais 1º Ano/1º Sem > Nucleares - Bloco B ou Bloco C > 644_MBOE - Nucleares Bloco B (CVIDA)
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
As questões consideradas em Evolução Experimental, que vão da explicação da diversidade de organismos observados e sob análise, aos métodos de estudo, assim como as variadas problemáticas evolutivas gerais, tornam esta disciplina de enorme relevância no âmbito de formação no Mestrado em Biologia do Organismo e Evolução. Em primeiro lugar pela importância dos estudantes desenvolverem capacidades no sentido de, no seu futuro como investigadores, poderem utilizar esta ferramenta directamente a problemáticas da Biologia Evolutiva, mas também claramente, pela sua natureza interligada e experimental, a problemáticas da Biologia do Organismo e da Biologia da Conservação. Em segundo lugar porque a exploração das várias vertentes da Evolução Experimental permite desenvolver e aprofundar competências gerais na abordagem de problemáticas biológicas por experimentação. Todos estes aspectos são essenciais numa carreira de investigação em Biologia do Organismo e Evolução.
Programa
Potencialidades da Evolução Experimental. Diversidade de abordagens metodológicas. Requisitos do material biológico e design experimental em função das problemáticas abordadas. Variedade de organismos modelo utilizados e suas potencialidades específicas. Ilustração de problemáticas evolutivas estudadas por Evolução Experimental. Apresentação do caso de estudo seguido pela equipa. Execução de um mini-projecto de investigação (actividades diárias). Análise de dados e elaboração final de um relatório escrito em formato de publicação científica.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação envolve: um teste escrito, individual, com questões teóricas e teórico-práticas, valendo 50% na avaliação final; e a avaliação do relatório elaborado em grupo com base no mini-projeto desenvolvido na componente prática, na forma de artigo científico com peso de 50% na avaliação final.