Disciplina Curricular
Genética Quantitativa e Melhoramento de Plantas GQMP
Mestrado Bolonha em Biologia dos Recursos Vegetais - 1_MBRV 2017/18
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Compreender o determinismo genético e ambiental das características mais importantes das plantas cultivadas - características quantitativas – e usar essa compreensão para as seleccionar com ganhos elevados Conhecer a natureza genética de um dos principais factores de produção e de qualidade na agricultura actual – a semente ou variedade melhorada. Aprender a construir os principais tipos de variedades melhoradas e a valorizar e preservar a variabilidade genética como matéria-prima fundamental para o melhoramento e para o futuro da humanidade.
Programa
Genética de populações. Eq.de Hardy-Weinberg. Factores evolutivos. Genética quantitativa. Desvios: efeito médio,de substituição, valor reprodutivo, dominante e interacção. Previsão do ganho de selecção e relações de var. fenotípica e genotípica/aditiva. Heritabilidade genotípica e aditiva suas estimativas. Resposta à selecção. Alterar valores médios. Depressão endogâmica. Heterosis. Mudanças das variâncias. Redistribuição de variâncias genética e ambiental. Variâncias entre cruzamentos. Conceitos de Melhoramento de Plantas. Efeitos erosivos do MP sobre a variabilidade genética de espécies de sucesso. Bases interdisciplinares: genética, sistemática e filogenia, material vegetal e biologia floral. Sistemas de controlo da polinização. Metodologias: Tipos varietais, homogeneidade genética e homozigocidade: linhas puras, variedades de polinização livre; variedades híbridas, clones; poliplóides, variedades transgénicas, tendências. Homologação, multiplicação e certificação varietal.
Métodos de ensino e avaliação
1. Frequência: Classificação mínima de 8,0 valores nas avaliações mencionadas em (i)-(ii). Classificação de frequência de 9,5 ou mais valores possibilita a dispensa do exame final. (i) (70%) Testes teórico-práticos globais em cada mês: Outubro, Novembo e Dezembro; (ii) (30%) Trabalho de pesquisa sobre métodos de melhoramento por espécie cultivada escolhida. 2. Exame final. É exigida a realização de exame final aos alunos que tenham obtido uma classificação de frequência inferior a 10 valores em algum dos módulos (testes e trabalhos).