Disciplina Curricular

Gestão Integrada de Pragas e Doenças Florestais GIPDF

Mestrado Bolonha em Biologia dos Recursos Vegetais - 1_MBRV 2017/18

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Compreender a ecologia de pragas e doenças, incluindo as interacções com as plantas hospedeiras, dinâmica das populações, inimigos naturais, antagonistas. Relacionar a ecologia das populações com a incidência de pragas e epidemiologia de doenças. Conhecer e saber aplicar métodos de monitorização de pragas e doenças e de previsão de riscos. Conhecer e aplicar métodos de gestão de pragas e doenças: prevenção e supressão (luta química, biológica, genética, biotécnica, física e cultural). Compreender os impactes ecológicos e económicos das pragas e doenças no funcionamento e sustentabilidade dos povoamentos florestais. Conhecer os impactes das estratégias de gestão pragas e doenças na gestão florestal e analisar custos e benefícios.

Programa

1. Ecologia de pragas e doenças. Dinâmica das populações, mecanismos de regulação, interacções insectohospedeiro, inimigos naturais. Mod. epidemiológicos e parâmetros de doença 2. Detecção e monitorização de pragas e doenças: árvore individual, povoamento e território. Mod. de risco 3. Medidas de prevenção: Práticas silvícolas. Gestão de habitat para organismos auxiliares. Prevenção de invasões biológicas 4. Protecção química: classificação e composição de pesticidas. Aplicação de pesticidas. Impactes ecológicos e riscos de saúde pública. Homologação de pesticidas 5. Controlo biotécnico: feromonas e cairomonas. Uso de armadilhas na monitorização e controlo. Medidas de controlo culturais e mecânicas 6. Controlo biológico: produção e libertação de agentes bióticos, eficácia e impactes ecológicos 7. Variabilidade genética e melhoramento de plantas resistentes a pragas e doenças 8. Impactes ecológicos e económicos das pragas e doenças florestais. Integração na gestão florestal

Métodos de ensino e avaliação

As aulas incluem exposição oral pelos professores, assim como a leitura e análise de artigos científicos pelos alunos seguidos de discussão. Há também apresentação de seminários por investigadores convidados e visitas de estudo a instituições (e.g. INIAV, RAIZ). As avaliações incluem: A. Trabalhos de revisão e de síntese sobre temas apresentados e discutidos na aula (50%); testes teóricos intercalares (50%). B. Exame final, opcional, obrigatório para os alunos que não obtiveram 10 valores nos testes teóricos (Nota final: 60%B+ 40%A)

Disciplinas Execução

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2020/2021 - 1º semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre