Disciplina Curricular
Patologia Vegetal PV
Mestrado Bolonha em Biologia dos Recursos Vegetais - 1_MBRV 2017/18
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O curso está desenhado para estudantes com bases de proteção de plantas e/ou biologia vegetal. Será dada ênfase sobre a diversidade de patogénios de plantas e suas interações com os hospedeiros no contexto de doenças causadas por vírus, bactérias, fungos, oomicetas e nemátodes. Os tópicos incluem agentes causais de doença, suas características e variabilidade e a base genética e molecular das interações planta-patogénio. Os alunos que completem o curso de Patologia Vegetal estarão aptos a: - Identificar os principais patogénios das plantas, usando diferentes métodos de diagnóstico; - Discutir vantagens e desvantagens dos diferentes métodos de diagnóstico; - Compreender o desenvolvimento da doença e o seu estabelecimento a nível molecular; - Prever estratégias para o controlo da doença visando eventos da interação patógenio-hospedeiro; - Preparar pequenos artigos/seminários sobre um tema de investigação; - Usar pensamento crítico na resolução de problemas.
Programa
O curso de Patologia Vegetal consiste em módulos teóricos e laboratoriais sobre: I. Morfologia e Biologia de Patogénios (pseudofungos, fungos, bactérias, fitoplasmas, vírus e nemátodes). Variabilidade em patógenios. Técnicas clássicas e moleculares utilizados para a caracterização, análise de variabilidade e identificação de patogénios. II. Interações Planta-Patógenio. Genética da virulência de patogénios e de resistência em plantas. Conceito gene-a-gene. Genes de patogenicidade e de avirulência (avr). Genes de resistência (R) nas plantas. Mecanismos de defesa do hospedeiro: defesas pré-existente e induzidas. Genes R e reconhecimento do hospedeiro, vias de transdução de sinal. Reação hipersensível (HR). Resistência sistémica adquirida e induzida. III. Investigação Individual. Cada aluno desenvolve um pequeno trabalho de investigação sobre um tema, sob a orientação dos professores. Incentiva-se trabalho de laboratório independente, para além da carga atribuída ao curso.
Métodos de ensino e avaliação
A UC combina um formato de aulas T tradicionais, com sessões de laboratório, discussões lideradas pela classe, visitas e seminários. As sessões T focam predominantemente metodologias de investigação, proporcionando uma compreensão sólida sobre os temas abordados. Cada T (2 h) é complementada por uma sessão de laboratório/debate (3 h) para ilustrar algumas das matérias apresentadas. Os alunos devem assistir a todas as teóricas e sessões de laboratório, documentar os trabalhos práticos num caderno de laboratório individual, e participar das discussões. Devem completar um artigo de 8-10 pp sobre um tema individual de investigação. Esse trabalho será alvo de Seminário (15 min), seguido de debate (15m). Avaliação: Exame Final Escrito - 40% (sessões teóricas, mín. 9/20); Caderno de Laboratório - 10%; Artigo - 35% e Seminário - 15%. Como alternativa à avaliação contínua: exame escrito sobre todas as sessões teóricas e laboratoriais, e temas dos seminários (mín. 10/20).