Disciplina Curricular

Genética e Melhoramento Florestal GMF

Mestrado Bolonha em Biologia dos Recursos Vegetais - 1_MBRV 2017/18

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se que os alunos adquiram o conhecimento científico e dominem os instrumentos que lhes permite manipular a variabilidade genética das populações arbóreas de forma a condicionar o processo produtivo; fiquem conscientes da necessidade da conservação do património genético dessas populações como forma de garantir a sustentabilidade da floresta.

Programa

I. Introdução: Conceito de Melhoramento Florestal (MF). Enquadramento do MF na atividade florestal. Etapas de programas de MF. Vantagens/limitações do MF II. Genética Quantitativa: Análise de factores que condicionam o ganho da seleção numa população. Interação Genótipo x ambiente. Alocação de rec. genéticos em sistemas de seleção III. Metodologias Gerais do MF: Melhoramento no curto/longo prazo: Classif. em Populações Funcionais. Estratégias de Melhoramento. Apresentação de Programas de MF em Portugal IV. Biotecnologia como Ferramenta do MF: Na avaliação da diversidade genética. Na seleção Assistida por Marcadores Moleculares. Na propagação da População de Produção V. Gestão Flo. e a sustentabilidade dos Recursos Genéticos Flo. Estrutura Genética e a Conservação de Recursos Genéticos Flo.. A População Mínima Viável. Métodos de Conservação Genética: Estática vs Dinâmica. Associação da Estratégia de Melhoramento e a Conservação de Recursos Genéticos. Poluição Genética

Métodos de ensino e avaliação

As metodologias envolvem: exposição oral dos tópicos programáticos e das ideias-chave que estruturam o conhecimento a desenvolver; simulação com o Modelo Populus desenvolvido por Don Alstad (Un. Minnesota; palestras com especialistas e visitas de estudo a atividades de melhoramento em Portugal; seminários em que os alunos apresentam trabalhos de pesquisa bibliográfica. A avaliação contínua é constituída por: a)Teste surpresa, realizado sem aviso prévio no final das aulas. São considerados o nº de testes-1. (vale 10% da nota final); b) Apresentação oral de um tema, com uma duração máxima de 20 minutos, com o peso de 30% na nota final; c) Um Teste consta de questões teóricas e práticas, contribui com 60 %, para a nota final, nota mínima de 10 valores. Os alunos que obtiverem na avaliação contínua nota igual ou superior a 10 valores estão dispensados do exame final. O Exame final consta de questões teóricas e/ou práticas que cobrem toda a material.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2020/2021 - 2º semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre