Disciplina Curricular
Regulação Celular e Molecular do Desenvolvimento RCMD
Mestrado Bolonha em Biologia dos Recursos Vegetais - 1_MBRV 2017/18
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta UC tem como objetivo a aquisição de um conhecimento avançado, com abordagens celulares e moleculares, sobre a especificidade e complexidade do desenvolvimento vegetal, e a marcante importância dos fatores ambientais na sua morfogénese. Serão abordadas as estratégias utilizadas para melhorar, otimizar e diversificar as aplicações desse conhecimento. Pretende-se que os estudantes adquiram a capacidade de compreender, utilizar, transmitir e aplicar conhecimentos e estratégias nesta área, nomeadamente a nível do desenvolvimento de investigação original. Pretende-se também que os estudantes adquiram competências para utilizar várias ferramentas laboratoriais e in silico utilizadas na área.
Programa
1. Ação molecular das hormonas e dos mensageiros intracelulares na regulação do desenvolvimento2. Perceção e Transdução de Sinais AmbientaisFotoperiodismo e fotomorfogéneseVernalizaçãoTropismosAdaptação ao stress e aclimatação3. Regulação génica da embriogénese.Padrões de divisão celular e organização axial e radialEstabelecimento dos meristemas apicais4. . OrganogéneseEstabelecimento do sistema radicular e dos orgãos aéreos vegetativos.Regulação génica da mudança de fase5. Morte celular no desenvolvimentoNa diferenciação dos tecidosNa abcisão de orgãosTrauma e cicatrização6. . Desenvolvimento ReprodutivoEvocação floral e controlo génico do meristema floralSistemas reprodutivos. Sistemas de auto-incompatibilidadeEsporogénese e gametogénese, mecanismos de estabilização do genomaDesenvolvimento da semente, acumulação e mobilização de reservas
Métodos de ensino e avaliação
Apresentações teóricas interativas, por investigadores que desenvolvem investigação na área, com a transmissão e discussão dos avanços mais recentes no conhecimento, estratégias de investigação e metodologias na área.Aulas teórico-práticas em que os formandos tomarão contacto com os projectos de investigação da responsabilidade dos formadores para aplicação dos conceitos adquiridos nas aulas teóricas. Apresentação e discussão de artigos e estratégias e ferramentas de investigação. A avaliação é realizada pela apresentação de artigos, relatórios dos trabalhos práticos e proposta de um projeto na área.