Disciplina Curricular
Recursos Genéticos e Conservação RGC
Mestrado Bolonha em Biologia dos Recursos Vegetais - 1_MBRV 2017/18
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os alunos no fim desta Unidade Curricular devem adquirir competências na caracterização dos recursos genéticos das plantas através das diversas métricas que descrevem a biodiversidade existente ao nível da espécie e através de métodos de biologia molecular de avaliação de diversidade genética. Devem ainda saber como caracterizar os recursos genéticos a diferentes escalas. Devem conhecer as diferentes estratégias de conservação dos recursos genéticos, nomeadamente a conservação in-situ e ex-situ. Devem ser capazes de potenciar as aplicações da diversidade biológica numa perspectiva económica, nomeadamente ao nível dos agroecossistemas.
Programa
A.Caracterização dos Recursos Genéticos1.Diversidade e estrutura dos ecossistemas: serviços dos ecossitemas, ecologia da paisagem, métricas dediversidade, diversidade funcional, monitorização.2. Diversidade genética: do gene à paisagem: métodos moleculares, diferenciação populacional, fluxo genético evariação adaptativa, variabilidade genética, determinantes ambientais, impacto da fragmentação.B. Conservação e Utilização de Recursos genéticos3. Conservação e utilização da agrodiversidade: agrodiversidade e segurança alimentar, 'Crop wild relatives','Landraces', enquadramento legal, utilizações.4. Conservação in-situ: tipos de conservação, desenho de reservas e estratégias de conservação.5. Conservação ex-situ: enquadramento legal e histórico, espécies ameaçadas ex-situ, bancos de sementes,germoplasma, bancos de DNA e barcoding. O papel dosjardins Botânicos.6. Bioeconomia: uso de recursos naturais e estratégias de exploração sustentada.7. Apresentação de casos de estudo.
Métodos de ensino e avaliação
Aulas teóricas expositivas. Aulas de seminário com apresentação de casos de estudo. Aulas de discussão detemas controversos relacionados com a conservação. Aulas de apresentação de trabalhos pelos alunos.Exame Teórico: 60%Trabalho individual acerca de um tema da disciplina baseado em artigos científicos: 40%