Disciplina Curricular

Biologia do Fitoplâncton BFit

Mestrado Bolonha em Biologia dos Recursos Vegetais - 1_MBRV 2017/18

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A UC Biologia do Fitoplânton tem por objetivo introduzir o conhecimento sobre a diversidade, biologia e ecologia do fitoplâncton marinho. O foco principal é na diversidade funcional e específica do fitoplâncton. Na componente teórico-prática, são introduzidas as principais metodologias, laboratoriais e de amostragem, utilizadas nesta área do conhecimento. Espera-se ainda que os alunos desenvolvam outras competências: estudo independente, organização e síntese de ideias e apresentação clara de ideias na forma escrita e oral. A UC é dirigida a alunos interessados no funcionamento dos ecossistemas marinhos, monitorização do ambiente marinho, biodiversidade, biotecnologia azul, pesca e aquacultura.

Programa

Componente Teórica Os tópicos abordados incluem biologia, sistemática, taxonomia e ecologia dos principais grupos do fitoplâncton: (1) Introdução ao estudo do fitoplâncton: O que é o fitoplâncton; conceito de plâncton e bentos; microplâncton, nanoplâncton e picoplâncton. A célula procariota e a origem da célula eucariota. (2) A luz nos ecossistemas aquáticos. Fotossíntese. Os pigmentos fotossintéticos. (3) A diversidade eucariótica marinha - diversidade filogenética do fitoplâncton. Principais características taxonómicas utilizadas na identificação do fitoplâncton. Diversidade de ciclos de vida. (4) As diatomáceas: ciclo de vida, diversidade, relevância ecológica. (5) Os dinoflagelados: ciclo de vida, diversidade, relevância ecológica. Introdução ao estudo dos quistos de dinoflagelados. Os quistos de dinoflagelados como proxies de sinais ambientais: alterações climáticas e antrópicas. (6) Os cocolitóforos: ciclo de vida, diversidade, relevância ecológica. (7) Proliferações de algas nocivas (Harmful Algal Blooms) e o seu impacto nos ecossistemas e em saúde humana. A situação de Portugal. (8) Agentes patogénicos do fitoplâncton e a sua relevância ecológica; exemplo dos ficoadnvirus e dinoflagelados parasitas. Componente Teórico-Prática (1) Saída de campo: Métodos de amostragem do fitoplâncton e microfitobentos para estudos quantitativos e qualitativos. (2) Introdução à microscopia óptica (campo claro, contraste de fase, DIC e epifluorescência) e microscopia eletrónica de varrimento (SEM). Metodologias de preparação de amostras para análise qualitativa e quantitativa. (3) Identificação dos principais grupos de dinoflagelados e diatomáceas. (4) Observação de cocolitóforos. (5) Isolamento e cultura de microalgas marinhas. (6) Análise e discussão de artigos científicos.

Métodos de ensino e avaliação

Método de ensino As aulas ocupam um bloco semanal de 3,5 horas consistindo em aulas teóricas formais, discussão de artigos científicos e aulas práticas (não explícitas no horário) que ocupam cerca de 12-15 horas (dia de campo e blocos laboratoriais de 3,5h). Haverá ainda seminários temáticos por investigadores convidados. Nas aulas práticas serão utilizados métodos de cultura de microalgas marinhas, observações ao microscópio óptico e electrónico. Será estimulada a autonomia de aprendizagem e o estudo fora do espaço aula, individual e em grupo. Avaliação Teste de avaliação global (T, TP e P): 60% - Exame individual realizado com consulta, em casa, durante a época de exames. Relatórios práticos: 30% - Serão realizados dois relatórios escritos, relacionados com o trabalho de campo e de laboratório. Será avaliado o conteúdo científico e a qualidade da escrita. Os relatórios valerão cada um 15%. Cadernos de laboratório: 10% - Cada aluno terá um caderno de laboratório. O conteúdo será avaliado no meio do semestre e serão sugeridas melhorias. O caderno será avaliado no final do semestre. O caderno deverá ser entregue juntamente com o exame final.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre