Disciplina Curricular
Fisiologia Molecular do Stress FMS
Mestrado Bolonha em Biologia dos Recursos Vegetais - 1_MBRV 2017/18
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Ensinar as bases metabólicas e moleculares das respostas ao stresse; Ensinar a integrar as respostas observadas a diferentes níveis de organização da matéria viva: molecular, celular e organismal. Os estudantes devem adquirir capacidade para (1) Compreender os mecanismos fisiológicos e moleculares comuns a diferentes stresses (2) Compreender os mecanismos metabólicos e moleculares específicos para determinadas classes de stresse (3) Compreender a integração entre respostas moleculares, respostas celulares e respostas organismais (4) Aplicar técnicas laboratoriais ao estudo das respostas ao stresse (5) Aplicar técnicas laboratoriais de estudo integrado de resposta aos stresses; (6) Compreender a terminologia da literatura especializada.
Programa
O programa de Fisiologia Molecular do Stress incide na componente molecular do estudo do stress e na assunção do stress oxidativo (um fenómeno horizontal a todos os organismos vivos) como modelo, limitando ao nível organismal a integração dos fenómenos moleculares e celulares. Na componente prática, serão utilizados sobretudo modelos vegetais, mas parte das técnicas e dos problemas estudados serão extrapoláveis para sistemas animais e microbianos.
Métodos de ensino e avaliação
Aulas teóricas magistrais, lecionadas pelo corpo docente da disciplina, constituindo o suporte condutor do programa, intercaladas por aulas abertas sobre tópicos especiais, lecionadas graciosamente por docentes e investigadores convidados. Aulas prática laboratoriais utilizarão sobretudo material vegetal e consistirão num mini-projeto de investigação a desenvolver ao longo do semestre.Avaliação formativa: relatórios, em grupo, das aulas práticas. Avaliação sumativa: Exame final escrito, integrando a componente teórica e a prática. Avaliação opcional: 1 trabalho de revisão sumário sobre um tema de fisiologia molecular do stresse.