Plano de Estudos
Dissertação de Mestrado DM
Contextos
Groupo: 1_MEAGGM 2026/27 > 2º Ciclo > Dissertação
ECTS
25.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objetivo da unidade curricular é a realização de um trabalho individual original de índole científica, que desenvolva e comprove o conhecimento e competências do aluno em Ecologia das Alterações Globais e Gestão da Biodiversidade, e o prepare para o desenvolvimento de trabalho independente nesta área. A dissertação é desenvolvida em regime tutorial, sob orientação de docentes qualquer das instituições parceiras do consórcio, e pode ser desenvolvido nas mesmas instituições, ou em cooperação com as instituições associadas ou outras entidades públicas ou privadas. O tema e plano de atividades a desenvolver por cada aluno são sujeitos à aceitação do Academic and Management Board do mestrado.
Programa
A unidade curricular proporciona aos alunos contacto com o processo de elaboração de trabalhos científicos e técnicos em Ecologia das Alterações Globais e Gestão da Biodiversidade. Os conteúdos de cada dissertação são variáveis, de acordo com os temas selecionados. Em todos os casos o aluno terá contacto com documentação, técnicas e ferramentas de análise adequadas para o desenvolvimento do tema selecionado. Cada aluno aprenderá a enquadrar o problema em análise nos contextos teóricos relevantes, desenhar e implementar a abordagem metodológica mais adequada para a sua resolução e analisar os dados e discutir e disseminar os resultados obtidos, procedendo à apresentação do seu trabalho na forma de um relatório escrito.
Método de Avaliação
A avaliação é realizada por um júri que delibera sobre a classificação final a atribuir à dissertação de mestrado.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 675.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Não aplicável. A bibliografia a utilizar é específica para cada tema de dissertação. Sob orientação, os alunos deverão efetuar uma pesquisa bibliográfica aprofundada e selecionar a documentação mais adequada.: n/a n/a