Plano de Estudos

Neurociências e Neuromodelação NNeu

Contextos

Groupo: 2_MEBB 2026/27 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais > 2045 - MEBB - Opção CEB > 2º Ano

Groupo: 2_MEBB 2026/27 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais > 2045 - MEBB - Opção CEB > 1º Ano > 1º Semestre

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se que os alunos aprendam sobre os conceitos de neurociência com enfoque particular no papel de engenharia biomedical neste campo do saber.  

Programa

Este curso está organizado segundo uma componente expositiva de conteúdos teóricos intimamente relacionados com conteúdos teórico-práticos e práticos. Assim, abordam-se conceitos de neurociências, desde a neurobiologia e a organização estrutural e funcional do cérebro e do sistema nervoso até temas relacionados aspectos com funções do cérebro e aspectos da patologia neuropsiquiátrica, bem como sobre neuromodelação e inteligência artificial. Também são facultados conhecimentos técnicos e práticos sobre diferentes ferramentas de engenharia biomédica cobrindo hardware de aquisição e processamento de sinais electrofisiológicos e processamento de dados imagiológicos.

Método de Avaliação

Avaliação: projecto de grupo com apresentação oral (50%) e revisão bibliográfica individual escrita, complementada por apresentação oral, sobre um tema escolhido pelo aluno (50%). Estas componentes substituem o exame final.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 112.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Neuroscience: Purves et al 2004 ...

Secundária

  • Neurociências: AC Rego, CB Duarte, CR Oliveira 2017
  • Cognitive Neuroscience: MT Banich, RJ Compton 2018

Disciplinas de Execução

2026/2027 - 1 Semestre