Disciplina Curricular

Técnicas em Física Nuclear e de Partículas TFNP

Mestrado Bolonha em Engenharia Biomédica e Biofísica - 1_MEBB 2021/22

Contextos

Grupo: 1_MEBB 2021/22 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais > 2º ano > 694_MEBB - Opcionais CFIS/ CMAT/ CVIDA/ OUT

Período:

Grupo: 1_MEBB 2021/22 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais > 1º ano > 1º semestre > 694_MEBB - Opcionais CFIS/ CMAT/ CVIDA/ OUT

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Conhecimentos a adquirir 1. Os processos de interação da radiação ionizante com a matéria; 2. Os processos físicos envolvidos no funcionamento de vários tipos de detetores de partículas; 3. Experiências atuais de física de partículas no CERN e outros laboratórios; 4. Técnicas modernas utilizadas na simulação e na análise dos dados experimentais. 5. Bases necessárias ao planeamento de uma experiência; No final os alunos devem ter a competência para: • Planear uma experiência, calculando os parâmetros necessários • Realizar uma análise e/ou uma simulação simplificada de uma experiência de Física Nuclear ou Física de Partículas utilizando software atual.

Programa

Tópicos principais: 1. Interação da radiação com a matéria: secção eficaz, radiação Cherenkov, alfas, protões, eletrões, gamas, neutrões, neutrinos. 2. Física de detetores de radiação: câmaras de ionização, detetores gasosos, detetores de cintilação, detetores semicondutores, calorímetros, câmaras de projeção temporal, electrónica 3. Experiências de Física Nuclear e de Partículas: exemplos de detetores para partículas de baixa e alta energia. 4. Seleção de eventos: PID, tracking, TOF, dE/dx, trigger 5. Técnicas de reconstrução 6. Análise estatística de dados A componente prática (TPs), será essencialmente computacional, para aplicação das técnicas e conhecimentos obtidos.

Métodos de ensino e avaliação

O Ensino terá aulas teóricas expositivas para apresentação dos conceitos base e técnicas, onde existirá a interação direta entre professor e alunos permitirá um primeiro esclarecimento de dúvidas. As TPs terão um maior número de horas de contacto e serão de âmbito computacional para treinar os alunos na aplicação das técnicas à análise de dados de Física Nuclear e de Partículas. Pretende-se que nestas aulas os alunos utilizem e compreendam os métodos ensinados. A avaliação consiste em três componentes: o desenvolvimento de um pequeno projeto, com apresentação de um relatório escrito focando partes específicas da matéria lecionada; revisão e apresentação de um artigo científico na área da física experimental nuclear ou de partículas e um teste escrito.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1 Semestre