Disciplina Curricular
Diagnóstico e Terapia com Radiações e Protões DTRP
Mestrado Bolonha em Engenharia Biomédica e Biofísica - 1_MEBB 2021/22
Contextos
Grupo: 1_MEBB 2021/22 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais > 2º ano > 692_MEBB - Opcionais CEB/ ETFIS/ CEI
Período:
Grupo: 1_MEBB 2021/22 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais > 1º ano > 2º semestre > Outras opções > 692_MEBB - Opcionais CEB/ ETFIS/ CEI
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A - Esta Unidade curricular tem como objectivo dar aos alunos um conhecimento geral sobre o desenvolvimento de novas tecnologias de diagnóstico e de terapêutica que utilizam radiação ionizante e não ionizante. Serão focados exemplos de desenvolvimentos recentes com potencial importante de aplicação à saúde humana. B - Todos os temas serão introduzidos de modo a promover uma avaliação crítica das vantagens e desvantagens da sua aplicação, fomentando o debate com os alunos. C- Pretende-se que os alunos tenham contacto com os avanços científicos mais recentes neste domínio. Sempre que possível serão convidados especialistas em áreas emergentes da tecnologia. D - A parte prática deste curso tem como objectivo familiarizar os alunos com: o processo de procura e análise de patentes sobre novas tecnologias e das ferramentas desenvolvidas para dar resposta aos avanços tecnológicos na área do diagnóstico e terapia.
Programa
Esta UC sofrerá alterações curriculares todos os anos, de modo a que se mantenha actual e em linha com os desenvolvimentos tecnológicos mais recentes. Será inicializada com os seguintes tópicos: 1. Novas Tecnologias em Tomografia com Raios-X 2. Sistemas híbridos Ressonância Magnética/PET 3. Radiomics 4. Avanços recentes em Radioterapia com fotões 5. Terapia com feixes de protões e iões de carbono 6. Modelos cinéticos em diagnóstico com PET 7. Sistemas de imagem utilizando ondas de Radar de Banda Ultra Larga. 8. Modelos radiobiológicos
Métodos de ensino e avaliação
AVALIAÇÃO A avaliação da Unidade Curricular consistirá: 1. Trabalho/Teste individual (Ponderação 35%). 2. Avaliação de um trabalho desenvolvido no âmbito das novas tecnologias em diagnóstico e terapia com radiação e protões (Ponderação 50%) 3. Avaliação contínua (Ponderação 15%) 4. Participação nas aulas (5%)