Disciplina Curricular
Laboratório Avançado de Processamento de Sinal e Imagem LAPSI
Mestrado Bolonha em Engenharia Biomédica e Biofísica - 1_MEBB 2021/22
Contextos
Grupo: 1_MEBB 2021/22 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais > 2º ano > 692_MEBB - Opcionais CEB/ ETFIS/ CEI
Período:
Grupo: 1_MEBB 2021/22 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais > 1º ano > 2º semestre > Outras opções > 692_MEBB - Opcionais CEB/ ETFIS/ CEI
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Complementar a formação anterior em processamento de sinal e imagem e suas aplicações à Medicina e Engenharia Biomédica. 2. Introduzir conceitos teóricos avançados de processamento de sinal e imagem relevantes para as aplicações à Medicina e Engenharia Biomédica. 3. Dar aos alunos experiência prática de aplicação computacional de algoritmos a problemas concretos de processamento de sinal e imagem. 4. Envolver os alunos em tarefas relacionadas com projectos de investigação em curso, adequadas para enriquecer a sua formação.
Programa
PROCESSAMENTO DE SINAL: Análise espectral: periodograma, métodos auto-regressivos. Análise em tempo-frequência: Wavelets. Decomposição em modos empíricos e transformada de Hilbert-Huang. Aplicação a sinais de eletroencefalografia, eletrocardiografia. PROCESSAMENTO DE IMAGEM:-Formatos de imagem médica. Filtragem espacial: desenvolvimentos recentes e aplicação a modalidades concretas (ressonância magnética, medicina nuclear). Análise de textura e de contorno. Co-registo de imagem. "Big data" e uso de bancos de dados públicos. TÓPICOS TRANSVERSAIS: análise de componentes principais e componentes independentes, extração de características e classificação automática (Redes Neuronais Artificiais, Support Vector Machines, Clustering, Deep Learning).
Métodos de ensino e avaliação
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO: 1) um projeto em grupo a realizar ao longo do semestre, com apresentação oral e relatório escrito. Estes projetos poderão estar integrados em projetos em curso coordenados por docentes ou investigadores próximos do curso. 2) resolução individual de um dos desafios disponibilizados semanalmente, com entrega de relatório escrito e discussão oral. As notas do projecto e do desafio entrarão no cálculo da nota final com um peso de 50% cada uma. Estas componentes substituem o exame final.