Disciplina Curricular
Bioeletricidade e Eletrofisiologia BEle
Mestrado Bolonha em Engenharia Biomédica e Biofísica - 1_MEBB 2021/22
Contextos
Grupo: 1_MEBB 2021/22 > 2º Ciclo > Parte Escolar
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final desta unidade curricular espera-se que os estudantes: - Compreendam os mecanismos de geração de potenciais de ação nos neurónios e a sua propagação; - Conheçam as formas de modelar matematicamente o potencial de membrana em neurónios; - Compreendam os mecanismos eletrofisiológicos essenciais que explicam a geração de correntes elétricas no corpo humano; - Compreendam conceitos de eletromagnetismo essenciais para explicar fenómenos de bioeletricidade; - Conheçam os principais sinais eletrofisiológicos utilizados para diagnóstico clínico e em investigação e saibam dar exemplos de aplicações clínicas das técnicas de eletrofisiologia. As competências a desenvolver são: - Capacidade de resolver problemas de bioeletricidade de forma analítica ou recorrendo ao uso de programas de simulação numérica; - Capacidade de conceptualizar em equipa e apresentar em formato oral e escrito um projeto de investigação na área de eletrofisiologia.
Programa
- Revisão dos circuitos RC. - Potenciais bioelétricos. - Canais iónicos. - Potenciais de ação. - Propagação dos potenciais de ação. - Estimulação elétrica. - Fontes e condutores volúmicos. - Modelos de volumes condutores. - Estimulação elétrica e magnética transcraniana (Transcranial Electrical and Magnetic Stimulation - tES, TMS). - Sinais eletrofisiológicos centrais e periféricos: eletro- e magneto- encefalografia, eletromiografia. - Eletrofisiologia do sistema sensoriomotor. - Eletrofisiologia cardíaca. - Resolução de problemas relativos a todos os temas abordados nas aulas teóricas de forma analítica e com recurso a métodos numéricos computacionais.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação é constituída por duas componentes de avaliação contínua, uma individual e uma em grupo: 1) Avaliação contínua individual – ponderação total de 60% na nota final: a) um teste feito ao longo do semestre com ponderação de 40% na nota final sobre os conteúdos teóricos e teórico-práticos dados ao longo das aulas sobre a temática de bioeletricidade; b) uma ficha de trabalho com ponderação de 20% na nota final sobre as simulações computacionais realizadas nas aulas teórico-práticas; 2) Avaliação em grupo - Projeto de investigação em eletrofisiologia a ser entregue em formato escrito e apresentado oralmente por grupos de 2 ou 3 alunos, tendo cada componente, escrita e oral, uma ponderação de 20% na nota final (ponderação total de 40%). A nota mínima em cada momento de avaliação é 9.5 (em 20). Caso a nota mínima do teste individual seja inferior a 9.5, este poderá ser repetido na 1ª época de exames. A nota final será calculada segundo a fórmula: NOTA FINAL = (TESTE INDIVIDUAL OU EXAME*0.40) + (FICHA DE TRABALHO*0.20) + (PROJECTO ESCRITO*0.20)+ (APRESENTAÇÃO ORAL DO PROJECTO*0.20)