Disciplina Curricular
Mindset Empreendedor MEmp
Mestrado Bolonha em Engenharia Biomédica e Biofísica - 1_MEBB 2021/22
Contextos
Grupo: 1_MEBB 2021/22 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais > 2º ano > 693_MEBB - Opcionais CEGO
Período:
Grupo: 1_MEBB 2021/22 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais > 1º ano > 2º semestre > Outras opções > 693_MEBB - Opcionais CEGO
Período:
Grupo: 1_MEBB 2021/22 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais > 1º ano > 2º semestre > 693_MEBB - Opcionais CEGO
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O principal objetivo desta UC é consciencializar e preparar os alunos para a necessidade de conectar o conhecimento científico ao mundo e sociedade. Assim, os alunos são desafiados a desconstruir uma tecnologia/conceito científico desde a sua conceptualização, até que se torne percetível por diferentes públicos, com especial ênfase no seu público-alvo identificado. Os alunos são também individualmente colocados em situações que lhes permitam desenvolver capacidades oratórias e defender os seus pontos de vista perante cenários adversos.
Programa
A indústria vs a Universidade. Conceitos e definições base. A valorização económica do conhecimento técnico-científico. Inovação e o processo de desenvolvimento de novos produtos. Avaliação da atratividade de oportunidades de mercado: Curvas de valor. Functional Thinking. O Cliente, o Utilizador e o Influenciador. O Método de Alex Osterwalder – Value Proposition Canvas. Debates sobre temas da atualidade: Técnicas de Negociação e Argumentação. Testar e Validar Hipóteses: Estratégia e Ferramentas. Comunicação de ciência para o público geral. Análise de Mercado. Análise da Indústria. Literacia Financeira: Principais fontes de Custos. Fontes de receita. Projeções financeiras. Fontes de capital: 3Fs, business angels, capital de risco, banca: Risco versus benefícios. Marketing: Introdução e ferramentas. Proteção da propriedade intelectual/patentes. O código de PI da ULisboa. Comunicação efetiva: A arte de comunicar ciência Gestão de soft skills.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação desta disciplina é contínua, no decorrer do semestre, sem exames finais. Os resultados serão mesuráveis essencialmente pela forma de trabalhos orais, debates e intervenções nas aulas, desenvolvimento de competências pessoais e profissionais e evolução de aprendizagem. O projeto principal a desenvolver pelos alunos será avaliado através de apresentações intermédias e apresentação final bem como a entrega dos documentos a ele associados (Executive Summary, VPC, entrevistas e landing page, dados extra...).