Disciplina Curricular
Química Geral QGer
Licenciatura Bolonha em Meteorologia, Oceanografia e Geofísica - 9_LMOG 2023/24
Contextos
Grupo: 9_LMOG 2023/24 > 1º Ciclo > MOG - Tronco Comum > 2º Ano > Optativas (2º Ano) > 115_Opção MOG > 1º Semestre
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Adquirir a capacidade de compreender e relacionar um conjunto de conceitos fundamentais de Química, relacionados com propriedades da matéria, átomos e moléculas, e com noções básicas de termodinâmica, equilíbrio químico - incluindo sistemas ácido-base e equilíbrio eletroquímico – e cinética química. Desenvolver pensamento crítico e capacidade de trabalhar em grupo, particularmente através da exposição a situações laboratoriais concretas no âmbito de aulas práticas que decorrem das aprendizagens teóricas adquiridas. Compreender a relação da química, como ciência central, com as outras áreas científicas do seu plano curricular. Transpor e adaptar as competências teóricas, teórico-práticas e práticas desenvolvidas para resolver problemas concretos do dia a dia. Adquirir autonomia de pensamento e ação, e aprofundar o autoconhecimento de forma a terem maiores níveis de sucesso no seu percurso académico.
Programa
Estrutura eletrónica de átomos (orbitais atómicas; configurações eletrónicas dos elementos). Relações periódicas entre elementos. Ligação química: ligação iónica e covalente, eletronegatividade, cargas formais, geometria molecular, polaridade das moléculas, teoria da ligação de valência, teoria das orbitais moleculares, hibridação de orbitais atómicas. Estado sólido, líquido e gasoso. Forças intermoleculares e propriedades dos materiais. Exemplos de aplicação. Termodinâmica Química: 1ª lei (energia interna; entalpia); 2ª lei (entropia; energia de Gibbs); espontaneidade. Equilíbrio Químico: constante de equilíbrio; influência da temperatura e da pressão. Equilíbrio ácido-base e equilíbrio de solubilidade. Eletroquímica: reações redox; células eletroquímicas; potenciais de elétrodo. Cinética Química: velocidade de reação; constante de velocidade; lei de velocidade; influência da temperatura. Exemplos de aplicação.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação da parte teórica consiste em 2 testes intercalares ou 1 exame final. No caso da classificação da parte teórica estar compreendida entre 8,5 e 9,4 valores, os alunos podem ter acesso a uma prova oral. A avaliação da componente laboratorial incide sobre: preparação prévia dos trabalhos, participação e atitude no laboratório, e tratamento e discussão de resultados. A nota final é a média ponderada da parte teórica (60%) e da componente prática (40%). A aprovação na UC implica uma classificação >= 9,5 na média ponderada das componentes teórica e prática.