Disciplina Curricular
Sistemas de Referência Espaciais SRE
Licenciatura Bolonha em Meteorologia, Oceanografia e Geofísica - 8_LMOG 2015/16 a 2022/23
Contextos
Grupo: 8_LMOG 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Tronco Comum OU Minor > Minor em Tecnologia de Informação Geográfica > Optativas > 3º Ano > 562_Minor em Tecnologia de Informação Geográfica
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Compreender os sistemas de referência e referenciais astronómicos e geodésicos. Dominar os processos de transformação de coordenadas entre sistemas de referência. Compreender os fundamentos da GeodesiaGeométrica. Compreender as relações entre escalas de tempo rotacional e atómico. Desenvolver capacidades para analisar e elaborar programas de cálculo numérico.
Programa
1. Introdução.A esfera celeste. Geometria da esfera celeste. Trigonometria esférica.2. Sistemas de referência celestes.Sistema horizontal. Sistema equatorial horário. Sistema ascensão reta. Sistema eclíptico. Transformação de coordenadas. Posições especiais de estrelas. Nascimento e Ocaso do Sol. Crepúsculos.3. Geodesia Geométrica. Geometria do elipsóide biaxial. Problema direto e inverso da Geodesia.4. Sistemas de referência globais terrestres. O Sistema Geodésico Mundial 1984 (WGS84). Sistemas de Referência do IERS (International Earth Rotation and Reference Systems Service): série ITRF. O European Terrestrial Reference System 1989: ETRS89.Transformação de coordenadas entre os diferentes sistemas.5. Tempo Rotacional: tempo universal e tempo sideral. Tempo Atómico: tempo atómico internacional, tempo universal coordenado. Escalas de tempo em técnicas de posicionamento espacial.
Métodos de ensino e avaliação
Aulas teóricas, onde são expostos os fundamentos teóricos, o seu desenvolvimento e exemplificação, e com incentivo à interatividade. Sempre que se justifique, são utilizados recursos multimédia (projeção vídeo) para apresentar conteúdos de apoio (como imagens ou vídeos).Aulas práticas. São resolvidos exercícios de aplicação sobre os tópicos abordados nas aulas teóricas, com recurso a programas de cálculo científico e de visualização. Avaliação. Exame final (90%) e avaliação contínua (10%). O exame final é constituído por uma componente teórica e uma componente prática. A avaliação contínua é constituída por um trabalho e participação nas aulas práticas. Um valor mínimo de 10/20 será exigido para aprovação na disciplina.