Disciplina Curricular
Geologia Geral GGera
Licenciatura Bolonha em Meteorologia, Oceanografia e Geofísica - 8_LMOG 2015/16 a 2022/23
Contextos
Grupo: 8_LMOG 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > - > Optativas > 2º Ano > 480_Lic.em Meteorologia,Oceanografia e Geofís. (2ºAno) > 1º Semestre
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os objectivos desta disciplina para alunos de outras áreas científicas centram-se em: 1) transmitir o essencial dos processos geológicos associados à dinâmica interna e externa da Terra, dos materiais que a constituem e da sua evolução, incluindo alguns cenários prospectivos; 2) mostrar as interacções entre estes processos, os resultados geomorfológicos legíveis na paisagem, e a actividade dos seres vivos; 3) fornecer os conceitos para uma visão integrada das Ciências da Terra e o suporte à frequência de outras disciplinas desta área. Constrói-se assim um quadro de competências que permite aos alunos: -apreender o papel da Geologia no âmbito geral das Ciências; -compreender os processos geológicos no contexto da dinâmica da Terra; -adquirir a noção de Tempo Geológico; -apreender a contribuição da Geologia para uma relação sustentável com a Terra; -reconhecer os materiais da Terra (minerais e rochas mais comuns em Portugal); -desenvolver o gosto pela observação e interpretação dos objectos da Geologia no campo.
Programa
-Introdução ao estudo da Geologia; -Dinâmica da Terra, teoria da Tectónica de Placas, noções elementares de Sismologia; - Conceitos de Mineral e de Rocha: o que são; como se formam; bases da sua classificação. - o Ciclo das Rochas: Magmatismo, vulcanismo, meteorização, processos e ambientes sedimentares, metamorfismo; paleomagnetismo; - Deformação das rochas, modelação de relevo, noção de Isostasia; - o Tempo em Geologia: datações relativa e radiométrica, escala de Tempo Geológico; introdução à Paleontologia; - Recursos Geológicos, património geológico, recursos hídricos; - o Futuro da Terra; 3 cenários a diferentes escalas temporais: Ga, Ma, centenas de anos... -Saída de campo na região de Lisboa.
Métodos de ensino e avaliação
Componente teórica: Exposição dos temas e dos conceitos que constam do programa, com recurso a analogias experimentais e a uma saída de campo. Componente prática: Exercícios de leitura de mapas e uso da bússola, no laboratório e no campo. Interiorização dos processos geológicos e da geodinâmica através da observação, identificação e classificação de minerais e de rochas, em amostra de mão, seguidos da realização de exercícios de ordenação de sequências estratigráficas e da redacção das respectivas histórias geológicas. Avaliação: - Alternativa 1 _ avaliação periódica*: 4 testes práticos (40%), ensaio teórico (10%) e teste final de escolha múltipla (50%) [*realizada ao longo do semestre]. - Alternativa 2 _ Exame final teórico e prático: teste de escolha mútipla, uma pergunta de desenvolvimento, identificação de minerais e rochas, um exercício de ordenação de sequência estratigriáfica com redacção de história geológica (100%)