Disciplina Curricular
Projeto em Meteorologia, Oceanografia e Geofísica PMOG
Licenciatura Bolonha em Meteorologia, Oceanografia e Geofísica - 8_LMOG 2015/16 a 2022/23
Contextos
Grupo: 8_LMOG 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Tronco Comum OU Minor > Minor em Tecnologia de Informação Geográfica
Período:
Grupo: 8_LMOG 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Tronco Comum OU Minor > Minor em Informática
Período:
Grupo: 8_LMOG 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Tronco Comum OU Minor > Minor em Biologia
Período:
Grupo: 8_LMOG 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Tronco Comum OU Minor > -
Período:
Peso
12.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Aplicação e desenvolvimento de conhecimentos adquiridos ao longo da licenciatura, na exploração técnico-científica de um caso de estudo (projeto) na área temática das Ciências Geofísicas (área científica – Ciências da Terra). Realização de pesquisa bibliográfica específica e elaboração de um relatório técnico-científico sobre o trabalho realizado.
Programa
Os projetos a desenvolver no âmbito desta unidade curricular envolvem, necessariamente, a pesquisa bibliográfica sobre o tema proposto. Deverão incluir ainda: (i) o processamento e a análise de um conjunto de dados sobre o tema em estudo; (ii) a interpretação dos resultados obtidos. Os projetos poderão ainda envolver uma componente prática, que comportará normalmente um, ou mais, dos seguintes elementos: aquisição de dados observacionais; desenvolvimento/teste de equipamento específico; desenvolvimento de código computacional. O aluno terá de elaborar um relatório técnico-científico de síntese (< 30 páginas) sobre o trabalho realizado. Sob indicação do coordenador da unidade curricular, os alunos deverão assistir a um conjunto selecionado de seminários.
Métodos de ensino e avaliação
Os trabalhos de projeto serão orientados por docentes/investigadores da área temática das Ciências Geofísicas, sendo atribuído a cada aluno um tema de projeto diferente. Ao docente coordenador da unidade curricular caberá: 1) promover a oferta de temas de trabalho de projeto; (2) aceitar o tema proposto, ou, sugerir outro em alternativa; (3) designar um orientador; (4) acompanhar o progresso de cada um dos projetos atribuídos. Durante o semestre letivo, aproximadamente um mês após o seu início, será realizado um seminário em que cada aluno fará uma apresentação oral (< 10 minutos) sobre o estado de evolução do seu projeto. Na conclusão do projeto, o aluno deverá elaborar um relatório síntese (< 30 páginas) do trabalho realizado, de acordo com modelo disponibilizado, e realizar uma apresentação oral pública (~15 minutos) do mesmo. O relatório e a apresentação oral serão discutidos e avaliados por um júri. O júri de avaliação do trabalho de projeto é constituído por três docentes/investigadores: (a) arguente do relatório de projeto; (b) orientador do tema de trabalho; (c) coordenador da unidade curricular, que preside. Na avaliação serão ponderados os seguintes parâmetros: (i) desempenho do aluno na realização do trabalho de projeto ao longo do semestre; (ii) conteúdo e forma do relatório de projeto; (iii) apresentação oral e defesa do trabalho realizado.