Plano de Estudos

Conservação e Reabilitação de Solos CRS

Contextos

Groupo: 1_MRE 2025/26 > 2º Ciclo > Parte Escolar > 2014 - MRE - Opcionais (QAC) > 1º Semestre

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Compreender a importância dos constituintes do solo no desempenho das suas funções nos ecossistemas terrestres. Conhecer os riscos de degradação dos solos submetidos a diferentes tipos de uso pelo Homem. Conhecer e compreender as principais técnicas de conservação e restauro de solos. Adquirir conhecimento sobre os principais tipos de contaminantes que atingem os solos (inorgânicos e orgânicos), suas propriedades, atividades humanas que os veiculam, e principais tipos de estratégias de reabilitação/tratamento de solos contaminados.

Programa

Understand the importance of soil constituents in the performance of their functions in terrestrial ecosystems. To know the risks of degradation of the soils submitted to different types of use by the Man. To know and understand the main techniques of conservation and restoration of soils. Provide knowledge about the different types of contaminants which can affect soils (inorganic and organic), their properties, human activities which can disseminate those contaminants, and the different strategies for the rehabilitation/treatment of contaminated soils.

Método de Avaliação

A avaliação pode ser realizada por Avaliação Contínua (com possibilidade de dispensa de Exame Final), e compreende a realização de: • Dois Testes (T1 e T2), de realização individual, a meio e no final do semestre, sobre a matéria teórica e teórico-prática lecionada. Cada um deles correspondendo a 20% da classificação final (CF); • Questão prática sobre classificação de solos (individual) - 15% da CF; • Questão prática sobre erosão do solo, em grupo de trabalho -15% da CF; • Questões-aula, a realizar em algumas das aulas teórico-práticas (mínimo três), sobre degradação química e contaminação do solo (individual) – a média das suas classificações corresponderá a 10% da CF; • Trabalho de grupo sobre um caso de contaminação/descontaminação de solos – apresentado sob forma oral e escrita e discutido na última aula - 20% da CF. As apresentações orais serão discutidas e criticadas com a participação dos estudantes nessa discussão. A aprovação por avaliação contínua pressupõe: (a) A realização de todos os elementos de avaliação propostos; (b) Classificação mínima de 8,0 valores (em 20) em qualquer uma das componentes da avaliação contínua; e (c) Classificação mínima de 9,5 valores (em 20) na média ponderada dos vários elementos de avaliação. Os estudantes que não sejam aprovados no regime de avaliação contínua, ou que não possam participar nesse tipo de avaliação (participação no mínimo de 75% das aulas práticas e teórico-práticas e realização dos vários elementos de avaliação propostos), poderão obter a aprovação à UC por realização de um Exame Final, englobando toda a matéria lecionada.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 112.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • The Nature and Properties of Soils.: Weil, RR & Brady, NC 2017 Weil, RR & Brady, NC (2017). The Nature and Properties of Soils. 15th edition, Pearson Education Limited.

Secundária

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 1 Semestre