Plano de Estudos
Economia do Ambiente e dos Recursos Naturais EARN
Contextos
Groupo: 1_MRE 2025/26 > 2º Ciclo > Parte Escolar > 2014 - MRE - Opcionais (QAC) > 1º Semestre
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Nesta unidade curricular, os estudantes deverão adquirir: - uma compreensão clara do enquadramento conceptual utilizado pela economia para analisar problemas ambientais e de gestão de recursos naturais; - capacidade de aplicação de metodologias económicas na resolução de diversos problemas práticos de escolha, tais como a seleção do melhor instrumento de política de controlo da poluição ou do nível ótimo de esforço no uso de um recurso natural em determinadas circunstâncias; - capacidade para discutir o potencial e os limites de utilização de incentivos económicos em política ambiental e de recursos naturais; - capacidade de aplicação de métodos económicos, por exemplo análise custo-benefício, para avaliar políticas e projetos ou para apoiar a tomada de decisão em matéria de gestão ambiental ou de recursos naturais (por exemplo, se um projeto deve ser aprovado tendo em conta quer os seus benefícios económicos quer o seu impacto ambiental).
Programa
1. Introdução à economia do ambiente e dos recursos naturais Economia e ambiente. Funções económicas do ambiente. Escassez, escolha e custo de oportunidade. Ótimo de Pareto e prova de compensação. Externalidades, bens públicos e falha de mercado. 2. Problemas ambientais e de recursos naturais enquanto problemas ambientais Poluição e controlo da poluição. Eficiência económica, eficiência de custos, inovação tecnológica e outros critérios de avaliação. Análise comparada de instrumentos de controlo da poluição. Biodiversidade, serviços os ecossistemas e seu valor económico. Recursos naturais renováveis: uso ótimo e recursos de livre acesso. Gestão florestal ótima. Tempo, eficiência dinâmica e sustentabilidade. 3. Instrumentos de análise e decisão política em matéria de ambiente Análise custo-benefício e valoração económica do ambiente como instrumentos de apoio à decisão em matéria de gestão e política ambiental e de recursos económicos. O papel e os limites da análise económica.
Método de Avaliação
A avaliação é feita com base em dois testes de escolha múltipla e um trabalho de grupo. Este trabalho inclui análises de dados para diferentes regiões, em que são identificados os sistemas de produção agrícola nela existentes, os drivers e a lógica económica da escolha desses sistemas pelos respetivos agricultores e os impactos dessas escolhas num conjunto de indicadores ecológicos. Os diversos grupos trabalham regiões distintas, ou temas distintos (drivers vs impactos), e apresentam e discutem os seus resultados num ambiente de seminário. Os alunos são avaliados com base na qualidade das suas análises, da sua apresentação e da sua participação na discussão.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 112.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Pricing Nature. Cost–Benefit Analysis and Environmental Policy.: Hanley, Nick and Eduard Barbier 2009. Hanley, Nick and Eduard Barbier 2009. Pricing Nature. Cost–Benefit Analysis and Environmental Policy. Edward Elgar: Cheltenham, UK.