Plano de Estudos
Diversidade e Aplicação de Recursos Vegetais DARV
Contextos
Groupo: 1_MRE 2025/26 > 2º Ciclo > Parte Escolar > 2014 - MRE - Opcionais (QAC) > 1º Semestre
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular tem como objetivo fornecer um conhecimento integrado e avançado, sobre a diversidade de recursos vegetais e as suas aplicações. Os alunos deverão entender, valorizar e tirar partido sustentado dessa diversidade. Pretende-se que os alunos adquiram ferramentas teórico-práticas que lhes permitam identificar diferentes tipos de recursos vegetais, a sua ocorrência e propriedades, aliadas ao desenvolvimento de capacidades de autonomia laboratorial que lhes permita prosseguir a exploração de recursos nesta área.
Programa
Caracterização de diferentes grupos de produtos vegetais, a sua ocorrência, biossíntese e propriedades. Exemplos de recursos naturais vegetais importantes utilizados como ornamentais, alimentos, condimentos, óleos vegetais e ceras, resinas, fármacos, venenos, corantes, fibras, ou em bebidas, perfumes e cosméticos. Colheita silvestre versus cultivo. A existência de quimiotipos e influência na atividade biológica. Recursos vegetais. Da utilização tradicional à comercialização. Fatores que afetam a produção de recursos vegetais. A cultura in vitro para a produção de recursos vegetais. Controlo de qualidade de produtos naturais vegetais.Técnicas de isolamento e caracterização de produtos naturais. Avaliação da atividade biológica, para a planta e para o Homem, de produtos naturais vegetais.
Método de Avaliação
Face à situação atual de pandemia, e à imprevisibilidade que ela acarreta, o planeamento e modo de avaliação podem sofrer alterações. As aulas teóricas funcionarão preferencialmente no Modelo Síncrono Presencial. Contudo, face a qualquer contingência específica (exº alguns alunos em isolamento voluntário ou obrigatório), a aula será transmitida também em modelo Síncrono Não Presencial, utilizando ferramentas de videoconferência. As aulas práticas funcionarão preferencialmente no Modelo Síncrono Presencial, salvo determinações superiores. A metodologia de ensino da unidade curricular inclui aulas teóricas e teórico-práticas. Haverá também seminários, onde oradores convidados falarão sobre temas relevantes na área. A maioria do trabalho teórico-prático consistirá na resolução de problemas de estudo de caso. O processo de avaliação terá lugar no final da unidade curricular e consiste em duas partes: uma avaliação individual final teórico-prática, e na apresentação escrita, oral e discussão de um pequeno projeto, feito a partir de uma lista de temas apresentada no início do curso.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 119.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- A bibliografia é constituída pelo material disponibilizado nas plataformas Fénix ou no Moodle relativo às aulas teóricas e teórico-práticas, por livros de texto, e por um conjunto de artigos científicos, principalmente de revisão.:
Secundária
- The bibliography consists of the material provided during lectures and in Fénix or Moodle platforms, by books and a collection of reviews focusing on modern methods in plant natural products. :