Plano de Estudos

Sociedade, Comunicação e Ambiente SCA

Contextos

Groupo: 1_MSAA 2025/26 > 2º Ciclo

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O principal objetivo desta unidade curricular é contribuir para que os estudantes desenvolvam conhecimentos e capacidades analíticas baseados em conceitos e ferramentas sociológicos que ajudem a ampliar e aprofundar a sua compreensão dos desafios da sustentabilidade. Mais especificamente, pretende-se que os estudantes sejam capazes de: - reconhecer o papel dos processos sociais na sustentabilidade ambiental; - identificar estruturas, dinâmicas e práticas sociais que afetam o desenvolvimento de soluções efetivas para problemas de sustentabilidade complexos; - discutir as articulações e lacunas entre conhecimento e ação no domínio da mudança de comportamentos; - usar conceções chave sobre comunicação que são fundamentais para envolver as partes interessadas nos problemas da sustentabilidade e desenvolver soluções colaborativas.

Programa

1. Dimensões sociais da sustentabilidade ambiental a. Sustentabilidade social: das necessidades humanas ao bem-estar, justiça e democracia b. Dimensões sociais dos impactos ambientais e construção social de riscos e crises ambientais 2. Emergência e evolução da sustentabilidade ambiental como preocupação pública a. Interações entre agendas mediáticas, opinião pública e tomada de decisões b. Influência dos media: dos modelos lineares a abordagens complexas da produção de sentido 3. Comunicação de ciência, ambiente e sustentabilidade a. Do modelo do défice de informação ao diálogo com a sociedade b. Participação e envolvimento dos cidadãos em processos científicos c. Controvérsias sociotécnicas, incerteza e desinformação 4. Práticas sociais, consumo e desafios societais às transições para a sustentabilidade a. Níveis macro, meso e micro na análise de processos sociais b. Mudança de comportamentos e distância entre conhecimento e ação c. Práticas sociais e a organização estrutural do consumo

Método de Avaliação

A avaliação contínua terá como condição a frequência de pelo menos 75% das aulas. Terá como base os seguintes elementos: - participação nas discussões e atividades realizadas nas aulas (com uma ponderação de 20% na nota final); - breve apresentação oral em grupo a partir da leitura crítica de um texto da bibliografia, seguida de discussão orientada pelo grupo (20%); - trabalho individual de pesquisa (8 a 10 páginas) (60%). Em alternativa, a avaliação pode ser realizada através de um exame final incidindo sobre todas as matérias do programa.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 138.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • The limited autonomy of the consumer: implications for sustainable development: Southerton, D., Warde, A. & Hand, M 2004 In Southerton, D. et al. (2004) Sustainable Consumption: Implications of Changing Infrastructures of Provision. Manchester: Edward Elgar.
  • McQuail’s Media and Mass Communication Theory: McQuail, D. & Deuze, M. 2020 SAGE
  • Longo, S. et al.: Sociology for sustainability science 2021 Discover Sustainability, 2:47.
  • Irwin, A. & Wynne, B. (Eds.): Misunderstanding Science? The Public Reconstruction of Science and Technology 2003 Cambridge: Cambridge University Press
  • Environmental Communication and the Public Sphere: Cox, R. 2013 Thousand Oaks: Sage
  • Remaking Participation. Science, environment and emergent publics: Chilvers, J. & Kearnes, M. (Eds.) 2016 Oxon: Routledge
  • A missing pillar? Challenges in theorizing and practicing social sustainability: introduction to the special issue: Bostrom, M. 2012 Sustainability: Science, Practice & Policy, 8(1): 3-14.

Secundária

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 2 Semestre