2017/2018

Objetivos

O Mestrado em Navegação e Geomática tem por objetivo promover a formação pós-graduada avançada de forma multi e interdisciplinar, contribuído para o aumento do conhecimento dos seus alunos em diferentes áreas das Ciências da Terra e da Navegação Marítima: na monitorização de espaços marítimos, nos sistemas globais de posicionamento satélite, nos SIG (Sistemas de Informação Geográfica), nos sistemas de navegação marítima e respetiva integração, na Cartografia Náutica, e no assinalamento marítimo. O curso disponibilizará igualmente aos seus alunos conhecimentos de Deteção Remota e Processamento Digital de Imagem.

A contribuição específica das entidades proponentes (Escola Naval e FCUL) é determinante não apenas nas suas áreas de especialidade, mas igualmente na articulação entre as áreas a lecionar, proporcionando uma visão abrangente das questões ligadas à Navegação Marítima e à observação dos oceanos através da Geomática.

Competências: Monitorização de espaços marítimos, sistemas globais de posicionamento satélite, sistemas de informação geográfica, sistemas de navegação marítima e respetiva integração, cartografia náutica e assinalamento marítimo. Deteção remota e processamento digital de imagem. Desenvolvimento de uma visão abrangente das questões ligadas à navegação marítima e à observação dos oceanos, através da geomática.

Saídas Profissionais

Empresas e instituições públicas no sector da hidrografia e da engenharia portuária | Marinha | Agências internacionais de navegação | Instituições de investigação na área da logística e transportes marítimos.

Regime de Funcionamento

Curso em associação com a Escola Naval.

Propinas

Consultar valores aqui.