Um enquadramento formal de um 3.º ciclo de estudos da área do conhecimento de Investigação Operacional, com especial incidência em programação matemática, nas áreas de otimização inteira, combinatória, linear e não-linear.

Competências: Os profissionais com este perfil desenvolvem um trabalho de análise de sistemas complexos, construção de modelos matemáticos e a resolução desses modelos, procurando soluções que otimizam o desempenho dos sistemas, em áreas, como, por exemplo, a logística, a saúde, o planeamento de operações e as telecomunicações.

O objetivo central de formação do PDOSIS é a criação de recursos humanos altamente qualificados e especializados, com competências avançadas para abordar de uma forma efetiva problemas complexos do mundo real utilizando ferramentas computacionais. Os profissionais com este perfil devem ter um conhecimento teórico alargado que lhes permita analisar, avaliar e escolher as ferramentas mais adequadas para a abordagem a cada problema, e ser capazes de utilizar essas ferramentas para dar uma resposta efetiva aos problemas.

Regime de Funcionamento

Curso em associação com a Escola de Engenharia - Universidade do Minho.