Plano de Estudos

Evolução Evo

Contextos

Groupo: 1_PGCE 2023/24 > Especialização > Percurso Biologia/Geologia - Perfil Biologia > 659_Perfil Biologia > 2º semestre

Groupo: 1_PGCE 2023/24 > Especialização > Percurso Biologia/Geologia > 659_Perfil Biologia > 2º semestre

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A disciplina pretende desenvolver nos estudantes a capacidade de ‘pensar’ em termos evolutivos, perceber a importância da evolução para a sociedade e pensamento científico, como se formulam e testam hipóteses evolutivas, se compreende a diversidade da vida à luz da análise de processos e padrões evolutivos. Com vista a atingir estes objetivos será apresentada uma perspectiva integrada dos mecanismos geradores de variabilidade, dos processos e respostas adaptativas dos organismos, à luz das teorias evolutivas e estudos actuais, assim como métodos diversos de reconstrução da história evolutiva (filogenia) e relevância aplicada de conceitos evolutivos. Sendo um curso básico, os alunos desenvolvem competências genéricas nas várias temáticas e conceitos fundamentais, os quais são demonstrados e debatidos na componente teórico-prática através de trabalhos de grupo, debates e exercícios de simulação.

Programa

A origem e impacto do pensamento evolutivo; evidências e aplicações da evolução; processos evolutivos: origem da variabilidade genética, estrutura populacional, deriva genética, selecção natural e impacto nas frequências génicas; selecção em características poligénicas; adaptação: tipos e niveis de selecção; conflitos genómicos; evolução das características da história da vida; selecção sexual; origem e manutenção do sexo; a evolução das interações bióticas: co-evolução e eco-evolução; conceitos de espécie e modos de especiação; reconstruindo a história da vida: escolas de classificação; inferência filogenética e suas dificuldades; a origem das novidades evolutivas; evo-devo; evolução humana; medicina evolutiva.

Método de Avaliação

Aulas de tipo expositivo, com recurso a imagens e videos, e abertas à intervenção dos alunos. A componente teórico-prática envolve apresentações por grupos de trabalho em diversos temas, debates de temas particulares e trabalho com programas de simulação de processos evolutivos.- Teóricas (60%): exame final (individual, sem consulta): perguntas de escolha múltipla para 12 valores, nota mínima 5 valores (em 12). A avaliação das aulas teórico-práticas (40%) faz-se ao longo do semestre envolvendo trabalhos de grupo com apresentações e participação activa em debates - 8 valores da classificação final. Frequência mínima requerida a 2/3 das aulas TP. Trabalhadores-estudantes são dispensados da TP em cujo caso o exame teórico é para 20 valores.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 112.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Evolution. : BERGSTROM, E & DUGATKIN, L. 2012 Norton & Company. New York
  • Evolution: Futuyma, D. 2017 Sinauer.
  • Evolution. Making Sense of Life. Roberts and Company. : Zimmer, C. & Emlen, D. J. 2013 Roberts & Company
  • Evolution. : BARTON, N. H., BRIGGS, D. E. G., EISEN, J. A. & PATEL, N. 2007 Evolution. BARTON, N. H., BRIGGS, D. E. G., EISEN, J. A. & PATEL, N. H. 2007. CSHL Press, New York.

Secundária

  • Em Português Cópia do material apresentado durante as aulas teóricas e dos vários textos de apoio das aulas teórico-práticas. A disciplina tem uma página na plataforma Moodle no servidor da Faculdade, disponível a todos os estudantes; Em Inglês: copies of the material presented during the theoretical courses and of the several texts used as back-up information for the remaining classes. The discipline has a webpage in the Moodle platform of the Faculty´s server, available to all students.:

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre