Plano de Estudos
Paleontologia Paleon
Contextos
Groupo: 1_PGCE 2023/24 > Especialização > Percurso Biologia/Geologia - Perfil Geologia > 660_Perfil Geologia > 1º semestre
Groupo: 1_PGCE 2023/24 > Especialização > Percurso Biologia/Geologia > 660_Perfil Geologia > 1º semestre
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Proporcionar aos estudantes conhecimentos estruturantes de base e capacidade de compreensão em Paleontologia que os habilitem a recolher informação a partir dos fósseis e das associações fossilíferas e a interpretá-la, no campo e no laboratório; torná-los aptos a transmitir informação sob a forma de documentos escritos, organizados segundo padrões científicos, capacitando-os para fundamentar as soluções que preconizam e os juízos paleontológicos e geológicos que emitirem; fornecer-lhes competências de base que lhes permitam aplicar os seus conhecimentos e a capacidade de compreensão de aspectos paleontológicos ao trabalho a desenvolver em qualquer domínio da Geologia, com profissionalismo e autonomia; capacitá-los para usar conceitos e informação tafonómica, paleobiológica e biocronológica, quer em contextos de investigação científica, quer de ensino, de educação ambiental, de divulgação científica ou de valorização e preservação da geodiversidade e do património paleontológico.
Programa
A Paleontologia como ponte entre a Geologia e a Biologia, visando abordagem integrada de temas paleo tradicionais (Paleobiologia, Tafonomia, Biocronologia) e de temas actuais transversais com importante componente paleo (Alterações Climáticas, Combustíveis Fósseis, Conservação da Geodiversidade e da Biodiversidade, etc.). Curso teórico cobrindo temas de base, desde a Origem da Vida às Extinções em Massa, passando pela História do Pensamento Paleontológico, Paleoecologia, Paleoicnologia, Biostratigrafia, Evolução, etc. Práticas centradas na observação e identificação de exemplares representativos dos diversos tipos de fósseis e de processos tafonómicos, na sala de aula e no campo. Identificação e descrição de exemplares de macrofósseis dos principais grupos de animais invertebrados (Brachiopoda, Mollusca, Echinoidea, Trilobita, etc.), de alguns vertebrados marinhos (Peixes) e terrestres (Crocodilia, Dinosauria), e de plantas (Lycophyta, Arthrophyta, etc.) do registo geológico nacional.
Método de Avaliação
1) Avaliação Formativa prática PL (= 50% da avaliação final) com três Testes intercalares + Teste de identificação em amostra de mão + Trabalho escrito prático de grupo baseado em trabalho de campo; Avaliação Sumativa (= 50% da avaliação final) constituída por Exame final teórico; 2) Para alunos/as com estatutos especiais previstos na lei. Avaliação Formativa prática PL (= 50% da avaliação final): Trabalho escrito monográfico baseado em pesquisa bibliográfica + Teste de identificação em amostra de mão + Trabalho escrito prático de grupo baseado em trabalho de campo; Avaliação Sumativa (= 50% da avaliação final) constituída por Exame final teórico.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 98.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Materiais de apoio à UC Paleontologia / Palaeontology FCUL teaching materials: Silva, C.M. 2022 Documentos variados de apoio à disciplina permanentemente acessível no link fornecido / Various Palaeontology teaching documents permanently accessible on the provided link
- Understanding Fossils. An Introduction to Invertebrate Palaeontology: Doyle, P. 2014 John Wiley, 409 pp.
Secundária
- Fundamentals of Invertebrate Palaeontology. Macrofossils.: Jain, S. 2017 Springer Nature, 405 pp.
- Fossils at a glance: Milsom, C. & Rigby, S. 2009 Blackwell, Oxford, 155 pp.