Plano de Estudos
Objeto, Métodos e Aplicações da Geologia OMAG
Contextos
Groupo: 1_PGCE 2023/24 > Especialização > Percurso Biologia/Geologia - Perfil Geologia > 660_Perfil Geologia > 2º semestre
Groupo: 1_PGCE 2023/24 > Especialização > Percurso Biologia/Geologia > 660_Perfil Geologia > 2º semestre
ECTS
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objectivo fundamental da unidade curricular é dar aos estudantes várias noções importantes para a sua futura inserção na profissão de geólogo: 1. Qual a posição da Geologia no contexto do edifício científico global? 2. Quais os objectos de estudo da Geologia? 3. Como se cria o conhecimento geológico? 4. Qual a relevância do conhecimento geológico para as sociedades atuais, não só do ponto de vista técnico e industrial, mas também do ponto de vista das opções de desenvolvimento com que a sociedade atualmente se debate.
Programa
Estrutura e composição da Terra. Evolução dos sistemas terrestres, os ciclos geoquímicos e petrológicos. Importância de outros ramos do conhecimento (matemática, física, química, biologia, engenharia) na construção do conhecimento geológico. Características fundamentais da investigação geológica: a. Inseparabilidade entre teoria e observação. b. O método das múltiplas hipóteses de trabalho. c. A validação prévia das teorias por recurso ao princípio das causas actuais. d. Limitações da experimentação em Geologia Relevância do conhecimento geológico para a vida da sociedade moderna a. Ubiquidade das matérias-primas de origem mineral b. O conhecimento geológico como condição sine qua non do desenvolvimento tecnológico moderno c. Importância do conhecimento dos processos geoquímicos naturais na gestão da sustentabilidade (reciclagem e libertação ambiental de materiais) d. O estudo dos ambientes passados como meios auxiliares de previsão no combate às alterações globais
Método de Avaliação
O ensino será ministrado essencialmente por via expositiva. Tratando-se de uma disciplina com muitos alunos e que trata matérias que por vezes são de grande abstração, qualquer outro método parece desaconselhável. É evidente que algumas das matérias podem facilmente prestar-se a trabalhos de pesquisa por parte dos estudantes, mas tais métodos necessitam de acompanhamento que não pode ser assegurado com qualidade a grandes populações de estudantes. Por outro lado, os pontos mais abstractos do programa necessitam ser discutidos filosoficamente com o professor para serem correctamente assimilados, o que juntamente com o número esperado de estudantes, impõe a aula magistral. Pelas mesmas razões de ordem pragmática, a avaliação será feita por meio de prova final escrita.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 56.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Teaching Controversies in Earth Science: The Role of History and Philosophy of Science.: Dolphin G., Dodick J. 2014 In: Matthews M. (eds) International Handbook of Research in History, Philosophy and Science Teaching. Springer, Dordrecht.
- Thinking about the earth: a history of ideas in geology.: Oldroyd, D 1996 Harvard University Press.
Secundária
- The rejection of continental drift: theory and method in the American Earth Science.: Oreskes, N 1999 Oxford University Press.