Plano de Estudos
Objeto, Métodos e Aplicações da Geologia OMAG
Contextos
Groupo: 1_PGCE 2023/24 > Especialização > Percurso Biologia/Geologia - Perfil Geologia > 660_Perfil Geologia > 2º semestre
Groupo: 1_PGCE 2023/24 > Especialização > Percurso Biologia/Geologia > 660_Perfil Geologia > 2º semestre
ECTS
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objectivo fundamental da unidade curricular é dar aos estudantes várias noções importantes para a sua futura inserção na profissão de geólogo: 1. Qual a posição da Geologia no contexto do edifício científico global? 2. Quais os objectos de estudo da Geologia? 3. Como se cria o conhecimento geológico? 4. Qual a relevância do conhecimento geológico para as sociedades atuais, não só do ponto de vista técnico e industrial, mas também do ponto de vista das opções de desenvolvimento com que a sociedade atualmente se debate.
Programa
Estrutura e composição da Terra. Evolução dos sistemas terrestres, os ciclos geoquímicos e petrológicos. Importância de outros ramos do conhecimento (matemática, física, química, biologia, engenharia) na construção do conhecimento geológico. Características fundamentais da investigação geológica: a. Inseparabilidade entre teoria e observação. b. O método das múltiplas hipóteses de trabalho. c. A validação prévia das teorias por recurso ao princípio das causas actuais. d. Limitações da experimentação em Geologia Relevância do conhecimento geológico para a vida da sociedade moderna a. Ubiquidade das matérias-primas de origem mineral b. O conhecimento geológico como condição sine qua non do desenvolvimento tecnológico moderno c. Importância do conhecimento dos processos geoquímicos naturais na gestão da sustentabilidade (reciclagem e libertação ambiental de materiais) d. O estudo dos ambientes passados como meios auxiliares de previsão no combate às alterações globais
Método de Avaliação
O ensino será ministrado essencialmente por via expositiva. Tratando-se de uma disciplina com muitos alunos e que trata matérias que por vezes são de grande abstração, qualquer outro método parece desaconselhável. É evidente que algumas das matérias podem facilmente prestar-se a trabalhos de pesquisa por parte dos estudantes, mas tais métodos necessitam de acompanhamento que não pode ser assegurado com qualidade a grandes populações de estudantes. Por outro lado, os pontos mais abstractos do programa necessitam ser discutidos filosoficamente com o professor para serem correctamente assimilados, o que juntamente com o número esperado de estudantes, impõe a aula magistral. Pelas mesmas razões de ordem pragmática, a avaliação será feita por meio de prova final escrita, ou, em alternativa, dois momentos de avaliação intermédia que, relativamente ao primeiro momento, dependendo da opção dos alunos, poderá ou não consistir num trabalho escrito.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 56.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Thinking about the earth: a history of ideas in geology.: Oldroyd, D 1996 Harvard University Press.
- Teaching Controversies in Earth Science: The Role of History and Philosophy of Science.: Dolphin G., Dodick J. 2014 In: Matthews M. (eds) International Handbook of Research in History, Philosophy and Science Teaching. Springer, Dordrecht.
- Evolução do Pensamento Geológico: Galopim de Carvalho, AM 2014 Âncora Editores
- A Brief History of Geology: O'Hara, K 2018 Cambridge University Press
Secundária
- The rejection of continental drift: theory and method in the American Earth Science.: Oreskes, N 1999 Oxford University Press.
- História da Geologia: Gohau, G 1992 Publicações Europa-América