Plano de Estudos

Petrologia Ígnea PIgn

Contextos

Groupo: 1_PGCE 2023/24 > Especialização > Percurso Biologia/Geologia - Perfil Geologia > 660_Perfil Geologia > 2º semestre

Groupo: 1_PGCE 2023/24 > Especialização > Percurso Biologia/Geologia > 660_Perfil Geologia > 2º semestre

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os principais objetivos desta UC são dar a conhecer e sistematizar as rochas magmáticas, levar à compreensão dos processos de génese e evolução de magmas e da variabilidade composicional das rochas ígneas em função da ambiência geodinâmica. Procurar-se-á, através da integração entre aulas teóricas e práticas que os alunos adquiram sólidas competências no que se refere à identificação das rochas magmáticas, que obtenham compreensão crítica das várias causas e efeitos associados à formação destas rochas, e sejam capazes de, introdutoriamente, quantificar os processos de cristalização fracionada e fusão parcial.

Programa

Nesta UC serão abordados os seguintes temas: 1- Classificação e nomenclatura das Rochas Ígneas; 2 - Texturas das rochas ígneas e seu significado; 3 – Geração magmática em ambiente mantélico e crostal; 4 – Evolução composicional dos magmas; 5-Comportamento de elementos maiores e traço em ambiente magmático; 6- Fatores condicionantes da composição dos magmas; 7 – Magmatismo e ambiência geodinâmica. Na organização do curso, há matérias estruturantes no âmbito Petrologia Ígnea, que, serão lecionadas com um nível de desenvolvimento exaustivo (temas 1, 2 e 4) e matérias que, pela sua abrangência, serão abordadas de forma introdutória (temas 3, 5, 6 e 7) adequando o curso à formação de alunos do 2º ano de Geologia.

Método de Avaliação

Nesta UC existe articulação entre as abordagens teóricas e práticas. As aulas teóricas são expositivas, mas deixando espaço à intervenção dos alunos, lançando questões que suscitem, no momento, discussões, que possam levar ao antecipar, através de raciocínios dedutivos, das soluções, que são depois aprofundadas pelo docente. As aulas práticas serão dedicadas à observação prática de rochas ígneas (amostras de mão e em lâmina delgada) e sua descrição, bem como à resolução de exercícios práticos de matérias anteriormente abordadas nas sessões teóricas, havendo sempre um período para discussão e conclusão. Relativamente à avaliação, as componente teórica e prática contribuem em partes iguais (50% cada) para a nota final, sendo, as duas componentes, indissociáveis. Avaliação por testes: dois testes parciais. Em alternativa: exame final de acordo com calendário escolar.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 98.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

Secundária

  • Textos de Petrologia Ígnea: T. Palácios & C. Matos Alves 2003 DEP GEOL FCUL
  • Petrology: igneous, sedimentary and metamorphic: H. Blatt, R. Tracy & B. Owen 2006 Freeman

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre