Plano de Estudos
Química Inorgânica QIno
Contextos
Groupo: 1_PGCFCE 2023/24 a 2025/26 > Pós-graduação > Percurso Física/Química - Perfil Química > 663_Perfil Química > 2º semestre
Groupo: 1_PGCFCE 2023/24 a 2025/26 > Pós-graduação > Percurso Física/Química > 663_Perfil Química > 2º semestre
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Adquirir conhecimentos em química inorgânica dos metais do bloco d; reconhecer e aplicar os conceitos estudados na resolução de exercícios. Obter experiência laboratorial em química inorgânica: estudo do comportamento químico de elementos do bloco d, através das suas reações características e específicas, com especial atenção para o manuseamento seguro e adequado de agentes químicos e equipamentos. Desenvolver a capacidade de trabalho em grupo e a sensibilidade para os desafios do mundo atual (sustentabilidade, matérias-primas e ambiente). Compreender e saber utilizar as fontes de informação científica; aprender a pesquisar e a utilizar bibliografia. Estimular o espírito de observação e o pensamento crítico, de forma a correlacionar as observações e resultados experimentais com os princípios teóricos, chegando a conclusões com argumentos fundamentados.
Programa
Introdução à química de coordenação dos elementos de transição d: complexo, elemento central, esfera e número de coordenação, ligandos e átomos doadores. Isómeros. Afinidade de metais para ligandos. Classificação HSAB. Estabilidade termodinâmica e cinética. Efeito de quelação. Propriedades redox e diagramas de estados de oxidação (Latimer e Frost). Ligação química em complexos de coordenação: teoria do Campo Cristalino e teoria das Orbitais Moleculares aplicada ao bloco d. Propriedades magnéticas e espetros eletrónicos de compostos de metais de transição. Regra dos 18 eletrões. Complexos organometálicos de elementos de transição d com diferentes ligandos e coligandos. Reações relevantes em Química Organometálica (adição oxidativa e eliminação redutiva, etc.). Introdução à química inorgânica do estado sólido: estruturas, ligação química e propriedades; energética de sólidos iónicos.
Método de Avaliação
A avaliação da Unidade Curricular consiste em duas componentes: uma componente teórica e uma componente prática-laboratorial. A avaliação da parte teórica consiste de um exame final (ou de 2 testes parciais). A avaliação da componente laboratorial inclui a preparação prévia dos trabalhos, a participação e atitude no laboratório, a classificação das folhas de resultados e uma ficha de avaliação individual. A classificação final da disciplina é a média ponderada das componentes teórica (65%) e prática (35%). A aprovação à UC implica classificações mínimas de 9,0/20 na componente teórica e 9,5/20 na componente prática-laboratorial, desde que a média final seja igual ou superior a 9,5/20.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 98.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Inorganic Chemistry, Pearson Education Limited, 5th ed: C. E. Housecroft, A. G. Sharpe 2018
- Inorganic Chemistry: T. Overton, J. Rourke, M. Weller, F. Armstrong, Inorganic Chemistry 2018
- Solid State Chemistry and its applications, 2nd ed., John Wiley & Sons, Ltd.: Anthony R. West 2016
Secundária
- Chemistry of the Elements: N. N. Greenwood, A. Earnshaw 2005
- Vogel’s Qualitative Inorganic Analysis, 7th ed: G. Svehla 2008