Plano de Estudos
Interação com Computadores ICompu
Contextos
Groupo: 1_PGCE 2023/24 > Especialização > Percurso Informática > 664_Perfil Informática > 1º semestre
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular visa fornecer aos alunos conhecimentos essenciais sobre os princípios e regras para o design e desenvolvimento de interfaces utilizador usáveis, com objetivos organizados em três categorias: Saber, Saber Fazer e Competências Transversais. Saber: Compreender a importância da interface num sistema interativo, a influência dos utilizadores e suas necessidades, os métodos de recolha de dados e fatores humanos, os princípios de usabilidade, técnicas de prototipagem e avaliação de interfaces, e como enquadrar o design de interfaces em projetos de sistemas de informação. Saber Fazer: Desenvolver design iterativo centrado no utilizador, aplicar princípios de usabilidade, identificar requisitos, criar e avaliar protótipos, e tratar dados de avaliação usando estatística. Competências Transversais: Desenvolver competências de trabalho em equipa e melhorar a expressão escrita e oral.
Programa
Introdução: O que é a interação pessoa máquina, usabilidade e os seus diferentes aspetos; Design Centrado no Utilizador: Ciclo iterativo, Levantamento de Requisitos e Análise de Utilizadores e Tarefas; Personas; Cenários de utilização e de Tarefas; Recolha de Dados: Técnicas de recolha de dados (questionários, entrevistas observação, etc.); Fatores Humanos: Perceção e Representação; Atenção e Memória; Princípios de Design e Usabilidade: Metáforas, Princípios de design de Norman; Heurísticas de Nielsen; Design Gráfico: Princípios de desenho de ecrãs; Utilização da cor; Tipografia; Escrita de mensagens; Tecnologias: Estilos de Interação; Prototipagem: Definição de protótipos; Tipos e características de protótipos; Criação de protótipos de papel; Avaliação: Avaliação Heurística; Avaliação com Utilizadores; Dados de Utilização; Tratamento estatístico dos dados; Usabilidade para a Web;
Método de Avaliação
A avaliação desta unidade curricular contempla uma dimensão de cariz teórico, através de um exame final, e outra de cariz prático, através do desenvolvimento de um projeto ao longo do semestre. Estas duas componentes permitem aos alunos a consolidação das matérias lecionadas. NOTA: Para realizarem esta disciplina com sucesso, os alunos devem ter bons conhecimentos de programação, em particular de tecnologias Web (HTML, CSS, JavaScript).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 105.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Introdução ao Design de Interfaces (3ª Ed atualizada e aumentada): Daniel Gonçalves, Manuel J. Fonseca, Pedro Campos 2017 FCA, Portugal, ISBN: 9789727228706
Secundária
- Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction, 5th Edition: Helen Sharp, Jennifer Preece, Yvonne Rogers 2019 Wiley, ISBN: 978-1119547259
- Human Computer Interaction, 3rd Edition: Alan Dix, et al. 2004 Prentice Hall, ISBN: 0130461091