2017/2018

Objetivos

Informação adicional sobre a Pós-Graduação em Data Science, incluindo informação actualizada e detalhe sobre o plano curricular, está disponível no Website da Pós-Graduação.

Este ciclo de estudos visa proporcionar formação complementar a alunos de 1.º ciclo nas áreas das Ciências e Engenharia, na área da Ciência de Dados, visando a aquisição de um elenco de competências, capacidades e conhecimentos essenciais, quer para a atividade de investigação científica nas áreas referidas quer para a aplicação da formação adquirida em nichos de crescente empregabilidade para profissionais qualificados em Ciências de Dados. Este ciclo de estudos é nomeadamente recomendado para candidatos já possuidores de alguma experiência profissional anterior em tópicos relacionados com a Ciência de Dados.
A importância da Ciência de Dados é confirmada pelo relevo crescente de profissionais em grandes empresas e instituições, a nível internacional mas também a nível nacional,  com competências em ciência de dados, incluindo análise de dados, processamento de dados, e prospeção de dados, entre outros. A nível internacional, várias empresas e instituições empregam os denominados Chief Data Officers (CDO), incluindo grandes instituições bancárias, departamentos estatais, empresas web, entre outros exemplos. A ciência de dados representa uma área de conhecimento ubíqua na sociedade da informação atual, sendo expectável que a sua importância e relevo continue a crescer nos próximos anos.

Competências: Ciências de dados: análise, processamento e prospeção, aprendizagem automática e tecnologias de suporte.

Saídas Profissionais

Empresas e instituições que processem grandes quantidades de dados, nomeadamente nos sectores das telecomunicações, ciências da vida e da saúde, seguros, banca, instituições públicas e empresas do Estado.

Propinas

Consultar valores aqui.

Coordenadores

João Paulo Marques Silva