2017/2018

Objetivos

O Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica - Tecnologias e Aplicações (SIG-T&A) visa promover a formação de profissionais capazes de liderar e orientar a conceção e o desenvolvimento de projetos de SIG, fornecendo-lhes competências para suportar a tomada de decisões relacionadas com a gestão de informação geoespacial. A integração de diferentes áreas de especialização como a Engenharia Geográfica, a Informática e o Planeamento e Gestão de Projetos, permitirá facultar aos formandos conhecimentos sobre a concepção e o desenvolvimento de projetos de SIG nas suas diversas componentes. Entre outras, este curso visa formar técnicos com competências para:

. Desenvolver e dominar as técnicas e as metodologias de aquisição e representação de informação espacial georreferenciada;
. Dominar os processos e ferramentas utilizados para a modelação, armazenamento, gestão e acesso da informação georreferenciada;
. Aplicar e desenvolver estratégias e metodologias para exploração da informação e extração do conhecimento adequados à análise de fenómenos geoespaciais.

Competências: Conceção e desenvolvimento de projetos de sistemas de informação geográfica, que requerem o domínio de técnicas e metodologias de aquisição, representação, análise, exploração, modelação e disponibilização de informação georreferenciada necessária para a tomada de decisões relacionadas com fenómenos de natureza geográfica.

Saídas Profissionais

Empresas de gestão, consultoria e projeto de sistemas de informação geográfica | Instituições de investigação na área da modelação espácio-temporal de informação geográfica | Instituições públicas e empresas do Estado com responsabilidade na área da gestão e planeamento do território.

Propinas

Consultar valores aqui.

Coordenadores

Cristina Maria Sousa Catita
cmcatita@fc.ul.pt