Modelação Numérica 2016/17

Projecto 1

Dados 2. Sismo em Samatra (2012.04.11) observado no Alasca.

Os dados contidos no ficheiro 2_SismoSamatra2012.dat, disponibilizados pelo IRIS (Incorporated Research Institutions for Seismology), correspondem a um sismograma (registo do movimento do solo) registado no Alasca (estação AK.MDM). Os dados estão amostrados a 50 Hz e a velocidade do solo é reportada em m/s.

Dados em ascii: [Ano Mês Dia Hora Min Sec V_EW V_NS V_Z].

V_EW, V_NS e V_Z são, respectivamente, as velocidades do solo segundo a direcção este, norte e vertical (positivo para cima).

Nestes dados existe um sinal de mais baixa frequência que corresponde às ondas sísmicas (as mais visíveis são as ondas de superfície) produzidas por um sismo de epicentro longínquo (em Samatra, Indonésia). A passagem das ondas de superfície despoleta um sismo local, que tem uma assinatura de mais alta frequência.

Sugestões:

• Caracterizar o sinal do sismo longínquo (frequências dominantes e amplitudes nas 3 componentes).
  • Repetir a caracterização para o sismo local.
  • Em cada caso escolher uma janela que contenha o sinal correspondente e fazer a sua análise espectral.
  • No caso do sismo local sobreposto, filtrar o sinal (passa‐alto) para isolar o sismo local e proceder de novo à análise espectral.
  • No caso do sismo longínquo calcular a aceleração e o deslocamento e os correspondentes espetros e compará‐los com o espetro das velocidades. Discutir.
  • Calcular um espectrograma da série e identificar as ondas sísmicas geradas pelos dois eventos.
In [ ]: