Eclipses do sol e da Lua

8 Março 2022, 14:00 Rui Jorge Lourenço Santos Agostinho

Cálculo do diâmetro angular aparente do Sol e da Lua: distância da Lua à Terra que permita um eclipse total do Sol. A excentricidade da órbita lunar e as distâncias do apogeu e perigeu. O seu cálculo. Cálculo do diâmetro do cone de sombra da Lua que toca na Terra.  O tamanho da zona na Terra que vê eclipse Total do Sol. A zona na Terra do eclipse parcial: a geometria da visibilidade parcial do Sol. 
A geometria das posições relativas Sol-Terra-Lua nos eclipses do Sol: anulares, totais e parciais. A sequência dos eclipses nas duas épocas anuais de eclipses. O ano dos eclipses. Iluminação da zona da penumbra no caso dum eclipse da Lua. 
A dispersão da luz na atmosfera terrestre pelas moléculas e o efeito de Rayleigh: secção eficaz proporcional e 1/λ^4. A preferência da dispersão da luz azul em toda a atmosfera. O efeito da superfície oceânica na Terra: a absorção da luz vermelha. Justificação do céu azul terrestre. Contraste com o caso da atmosfera marciana. A cor avermelhada da Lua num eclipse total: a luz que entra na atmosfera e refrata em direção à Lua, dominada pela cor vermelha.