Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos
As aulas teóricas (modo expositivo ou do tipo flip-classroom) permitem que os alunos adquiram conhecimentos fundamentais inerentes a perícias químicas em contexto forense. Nos seminários, especialistas dos principais laboratórios de química forense em Portugal (Laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária (LPC-PJ), Serviço de Química e toxicologia forenses do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF) e Laboratório de análises de dopagem (LAD)) apresentam e discutem diversos casos reais explicitando quais as estratégias analíticas delineadas para cada caso (estes seminários são usualmente complementados por visitas aos lab dos peritos). Assim, os seminários permitem uma aproximação dos alunos à realidade forense com especial enfoque nos desafios analíticos que surgem na resolução dos diversos casos, habilitando os alunos com diversas estratégias recentes, inovadores e reais para a resolução de diversos problemas analíticos em contexto forense. Nas aulas teórico-práticas através da realização de exercícios práticos simulando cenários reais das várias etapas de uma perícia química (realizados em conjunto pelos alunos e discutidos com os docentes) os alunos conseguem consolidar os conhecimentos e adquirir autonomia na realização de perícias químicas. Com estas metodologias espera-se que os alunos que tenham aproveitamento nesta UC, adquiram competências que lhe permitam delinear quais as metodologias adequadas que devem ser implementadas para a realização de perícias químicas num determinado contexto forense.