BAC 24
7 Maio 2021, 14:00 • Carlos António da Silva Assis
Tema 8 – Conclusão da Unidade Curricular de BAC
O conceito de “Pegada Ecológica”: definição, história do conceito e unidades de medida; a obra “Our Ecological Footprint: Reducing Human Impact on the Earth”, de Mathis Wackernagel & Williams Rees (1996).
O conceito de “Pegada de Carbono”: definição e unidades de medida; componentes primária e secundária da pegada de carbono.
Os grandes desafios da Biologia Ambiental e da Conservação no século XXI: a Biologia como a ciência do século XXI; as áreas da moda (Biologia Molecular e Microbiologia), mais importantes para os humanos; e as outras (aplicações de áreas mais tradicionais, tais como a Biologia Ambiental, a Conservação, o Ordenamento e a Gestão do Ambiente), mais importantes para a humanidade.
Importância de BAC para a formação dos alunos, no contexto da Licenciatura em Biologia.
Apoio aos alunos na época de avaliação: formas de apoio disponíveis para os alunos; modos de contacto com o docente.
Características do processo de avaliação à distância: características e regras relacionadas com a avaliação à distância; os exames e as suas características; cuidados que os alunos devem ter anteriormente à data do exame, durante o exame e depois do exame; sugestões de estudo.
Balanço das aulas da BAC ao longo do semestre: aulas previstas e leccionadas, presenciais e por videoconferência; assuntos não aflorados devido à redução do número de aulas leccionadas; as cinco origens diferentes dos alunos de BAC; variação do número de alunos que compareceram às aulas ao longo do semestre.
Conclusão da Unidade Curricular.
Esclarecimento das dúvidas dos alunos.
Nota: A aula foi leccionada à distância com recurso à aplicação Zoom.