PROGRAMA (Aulas Teóricas)

DIVERSIDADE ANIMAL (Parte II)

ORIGEM, REPRESENTATIVIDADE, INTER-RELAÇÕES, PLANOS ESTRUTURAIS, ADAPTAÇÕES ESPECÍFICAS, FILOGENIA E RADIAÇÃO ADAPTATIVA 1. Moluscos 2. Lofoforados 3. Equinodermes 4. Quetognatas/Hemicordados 5. Protocordados 6. Cordados

1- Moluscos (Phylum Mollusca)

•Origem, filogenia e radiação •Plano básico do corpo e complexidade de formas •Organização interna e estruturas que permitem a diagnose dos Moluscos •Representatividade e diversidade das formas actuais •Classes (Caudofovetata, Solenogastres, Monoplacophora, Polyplacophora, Scaphopoda, Gastropoda, Bivalvia e Cephalopoda) •Torsão nos Gastropoda e implicações anatómicas e funcionais •Características de algumas sub-classes de Gastropoda (Opistobranchia, Prosobranchia e Pulmonata)

2- Lofoforados (Phylum Phoronida, Ectoprocta e Brachiopoda)

•grupo heterogéneo de invertebrados que possuem um lofóforo •Representatividade e diversidade •Phylum Phoronida, Ectoprocta e Brachiopoda •Forma, estrutura e função

3- Equinodermes (Phyllum Echinodermata)

•Origem, filogenia e radiação •Plano básico do corpo e complexidade de formas •Sistema ambulacrário •Representatividade e diversidade das formas actuais •Classes (Crinoidea, Concentricycloidea, Asteroidea, Ophiuroidea, Echinoidea e Holothuroidea)


4- Hemicordados (Phyllum Hemichordata)

•Transição entre os Equinodermes e os Cordados •Representatividade e e diversidade das formas actuais •Classes (Enteropneusta e Pterobranchia) •Origem, filogenia e radiação adaptativa •


5- Quetognatas (Phyllum Chaetognatha)

•Grupo pouco representado e com grande homogeneidade morfológica •Forma, estrutura e função •


6- Cordados (Phyllum Cordata)

•Plano estrutural básico dos cordados •Grandes divisões dos Cordados: Protochordata (Acraniata) e Vertebrata (Craniata) •Agnatha e Gnathostomata, Anamniota e Amniota, Pisces e Tetrapoda •Ancestrais dos primeiros vertebrados (origem e radiação) •Relações filogenéticas •Classes (Myxini, Cephalasidomorphi, Chondrichthys, Actinopterygii, Sarcopterygii) •Agnatas e origem dos primeiros vertebrados com mandíbulas •Peixes cartilagíneos e peixes ósseos •Conquista do meio terrestre •Radiação dos vertebrados no meio terrestre •Anfíbios (plano estrutural e diversidade) •Répteis (plano estrutural e diversidade) •Aves (plano estrutural e diversidade) •Mamíferos ((plano estrutural e diversidade)

PROGRAMA (Aulas Práticas)

Seis unidades de ensino

Unidade 1 – Moluscos

Unidade 2 – Lofoforados

Unidade 3 – Equinodermes

Unidade 4 – Quetognatas/Hemicordados

Unidade 5 – Protocordados

Unidade 6 – Cordados

Pretende-se que o aluno

aprenda a caracterizar os diferentes grupos taxonómicos (características observáveis); compreenda a razão pela qual se produziram classificações diferentesinterprete, em termos estruturais, as adaptações específicas de cada grupo; compreenda a utilidade do conhecimento global da diversidade animal.

AVALIAÇÃO

Prova escrita única

Teórica (teste com perguntas de escolha múltipla)

Prática (teste com perguntas de resposta sucinta)

Apenas serão admitidos a exame alunos com frequência de pelo menos 2/3 das aulas práticas

Classificação final – média aritmética da informação obtida nas duas provas (T & P)

Nota Mínima em cada prova – 8 valores


Regulamento da Avaliação de Conhecimentos – FCUL

https://ciencias.ulisboa.pt/sites/default/files/fcul/institucional/cpedagogico/Regulamento_Avaliacao_Conhecimentos-Deliberacao2284-2013.pdf

Guia académico de Ciências (2016/2017)

https://ciencias.ulisboa.pt/sites/default/files/fcul/formacao/Guia%20Academico%2016_17.pdf

Anexos