Sumários

Parede celular

15 Outubro 2018, 09:00 Ricardo Melo

Parede celular. Caracterização histoquímica dos constituintes da parede celular em cortes transversais de caules de Ruscus sp. Caracterização histoquímica da cutícula da folha de Ficus sp. e observação de cistólitos.



Aula Prática 5

15 Outubro 2018, 09:00 Ana Cristina da Silva Figueiredo


Parede celular.

Caracterização histoquímica dos constituintes da parede celular em cortes transversais de caules de Ruscus sp.

Caracterização histoquímica da cutícula em cortes transversais da folha de Ficus sp. e observação de cistólitos.


Parede celular

15 Outubro 2018, 08:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

A parede celular vegetal: constituição química da parede celular primária. Parede celular secundária.

Alterações químicas da parede celular: lenhificação, nas células do xilema e esclerênquima; cutinização e deposição de cutícula; mineralização (calcificação) com a formação do cistólito. Outras alterações químicas da parede celular: suberificação e silicificação. A esporoderme.


Diversidade celular

12 Outubro 2018, 14:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

Diversidade celular. Observação de cianobactérias: cianobactéria Anabaena azollae, simbionte no feto aquático Azolla filiculoides. Observação de algas unicelulares, coloniais e filamentosas, e protozoários de água doce. 


Matriz extracelular vegetal

12 Outubro 2018, 11:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

Matriz extracelular vegetal (Parede celular): celulose como componente principal da parede celular. Organização da celulose em microfibrilhas. Hemiceluloses, glicoproteínas e pectinas. A lamela média.  Alongamento celular: as auxinas e as expansinas. Parede celular primária e secundária. Orientação das microfibrilhas de celulose na parede celular primária e secundária. Alterações à composição química da parede celular: lenhificação, suberificação e cutinização. Formação de uma nova parede celular (placa celular e fragmoplasto). Síntese dos componentes da parede celular: no complexo de Golgi (hemiceluloses, glicoproteínas e pectinas) e na membrana plasmática (celulose, complexos de celulose-sintetase em roseta).