Métodos de Ensino e Avaliação

Face à situação atual de pandemia, e à imprevisibilidade que ela acarreta, o planeamento e modo de avaliação podem sofrer alterações. A avaliação na unidade curricular de Biologia Celular segue as indicações que constam do Regulamento da Avaliação de Conhecimentos da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (RAC-FCUL). Tal avaliação consiste na realização de um exame final englobando a componente teórica e a componente laboratorial. A componente teórica contribui com uma cotação de 14 valores e a componente laboratorial com uma cotação de 6 valores, totalizando os 20 valores da prova total. A aprovação na disciplina, pela obtenção de classificação final ≥9.50, está condicionada à obtenção de uma cotação ≥5.25 valores na componente teórica e de uma cotação ≥2.25 valores na componente laboratorial. Os alunos que, cumprindo a classificação mínima em ambas as componentes, obtenham nota final entre 8,50 e 9,49 valores podem propor-se a uma prova oral, nos termos do RAC-FCUL. Os alunos com nota final ≥10 podem solicitar a realização de prova oral. A classificação da prova oral fará média com a classificação obtida no exame. Os docentes da disciplina podem exigir prova oral a qualquer aluno, nos termos do RAC-FCUL, independentemente das classificações obtidas no exame. À excepção dos casos de alunos em regimes especiais previstos na lei, a admissão ao exame está condicionada à frequência de 2/3 das aulas práticas e das aulas teórico-práticas efectivamente leccionadas. A frequência das aulas práticas e das aulas teórico-práticas mantém-se válida, para efeitos de acesso a exame final, por mais um ano lectivo após o que o aluno terá que repetir a frequência. A repetição de exame por reprovação ou para efeitos de melhoria, engloba ambas as componentes, teórica e prática, independentemente das classificações parciais obtidas em exames anteriores.