Sumários

Comunicação luminosa

17 Novembro 2020, 14:00 Maria Eugénia Brandão Ribeiro

Comunicação luminosa. Os órgãos produtores de luz. Os insetos "luminosos" verdadeiros e falsos. Os micetofilídeos e os lampirídeos. Caracterização geral e biologia. Aplicações tecnológicas da emissão de luz.O quimismo da produção, emissão e controlo da luz. O mimetismo agressivo nos lampirídeos.Comunicação visual e química: feromonas, alomonas e cairomonas. Exemplos.


Asas e utilização de chaves dicotómicas

16 Novembro 2020, 17:30 Maria Eugénia Brandão Ribeiro

Estudo das asas: sua constituição, diversos tipos e diferente nervação. Observação de exemplares conservados em álcool e de preparações definitivas.

Início da utilização de chaves dicotómicas para a separação das várias ordens dos insetos.


Importância do estudo dos insetos e comunicação acústica

16 Novembro 2020, 16:00 Maria Eugénia Brandão Ribeiro

O papel do estudo dos insetos nas várias áreas da Biologia (por ex., comunicação, genética, seleção natural, ecologia, adaptação, biologia insular, fisiologia, bioquímica, sociobiologia). Exemplos.A comunicação nos insetos. A comunicação acústica: órgãos de produção e recepção de sons. Principais papéis da comunicação acústica. 


Tórax, patas e asas

12 Novembro 2020, 17:00 Maria Eugénia Brandão Ribeiro

Conclusão da aula anterior.

Estudo do tórax nos insetos. Constituição de uma pata. Transformações das patas e suas funções. Observação de exemplares conservados em álcool e de preparações definitivas. 
As asas: sua constituição, diversos tipos e diferente nervação. Observação de exemplares conservados em álcool e de preparações definitivas.


Órgãos dos sentidos

10 Novembro 2020, 14:00 Maria Eugénia Brandão Ribeiro

Os órgãos dos sentidos. Considerações sobre a importância destes órgãos. O olfato: localização e principais receptores. O mecanismo das proteínas G. Receptores metabotrópicos e ionotrópicos. O modelo "birth-death" dos genes controladores do olfato.A audição; tímpanos, sedas auditivas, órgão de Johnston e pilíferos. Exemplos. Os tímpanos metatorácicos e a defesa anti-predador nos lepidópteros noturnos.O tato e o gosto: localização e sensilhas. Exemplos.Exterorreceptores e enterorreceptores (proprioreceptores). Exemplos. Quimiotropismos e aplicações (controlo de pragas).