Sumários

Classificação de ameaças segundo a UICN

7 Março 2024, 11:30 Maria Ana Dias


Conceito de ameaça segundo a UICN. Classificação das ameaças (níveis de classificação, definição breve de cada tipo de ameaça). Diferença entre ameaça e stress. Definição de “timing”, “severity”, “scope” e “impact”. Vantagens de ter um sistema padronizado de classificação de ameaças (com exemplos). A questão do aumento da população humana como principal motor da crise da biodiversidade.

A Lista Vermelha da UICN – aplicações e alternativas

5 Março 2024, 14:00 Maria Ana Dias


O índice da Lista Vermelha (Red List Index, RLI). RLI global e desagregações temáticas e geográficas. Aplicações do RLI nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Estatuto Verde da UICN: objetivos e relação com a lista vermelha. Conceito de espécies “EDGE” (Evolutionarily Distinct and Globally Endangered). Alternativas à lista vermelha; breve referência ao “life strategy index”.

A Lista Vermelha da UICN - critérios

29 Fevereiro 2024, 11:30 Maria Ana Dias


Como definir prioridades de conservação. Exemplos de espécies extintas ou em alto risco de extinção. Critérios da Lista Vermelha da UICN. Lógica dos diferentes critérios, adaptações das categorias a escalas regionais. Confusões comuns relacionadas com a lista vermelha da UICN. Diferença entre risco de extinção e prioridade de conservação.

Conceitos básicos de Biologia da Conservação

27 Fevereiro 2024, 14:00 Maria Ana Dias


Objetivos da conservação e grandes paradigmas (artigo Georgina Mace na revista Science: Whose conservation?). Conservação focada na diversidade genética, nas espécies, nos ecossistemas. Outras perspetivas da conservação: conservar comportamentos (e.g. migração, comportamentos únicos), serviços de ecossistema, paisagens. Escala temporal (conceito de shifting baseline syndrome). Escalas espaciais: conservação a nível local e a nível global.

Aula introdutória

22 Fevereiro 2024, 11:30 Maria Ana Dias


Apresentação do corpo docente, dos objetivos da UC e do programa. Disciplina estruturada em 4 partes: conceitos básicos de biologia da conservação, estado de conservação de cada grupo de vertebrados (em Portugal e no mundo); ferramentas de conservação; principais atores de conservação e relação com a sociedade. Apresentação dos parâmetros da avaliação da UC. Plano para as aulas práticas e visitas de estudo. Relação com outras UC do curso de Biologia da FCUL. Breve inquérito para avaliar conhecimento.