Desenvolvimento da Drosophila 4 e comunicação celular 2

22 Março 2018, 17:30 Solveig Thorsteinsdottir

Continuação da abordagem sobre a cascata de genes que controla o desenvolvimento do eixo antero-posterior na Drosophila. Os genes maternos: bicoid, nanos, hunchback, caudal. Os mecanismos por de tras da criação de gradientes de concentração de bicoid, hunchbach e caudal. O mecanismo de activação dos genes gap. O mecanismo de activação dos genes de controlo par. A activação dos genes de polaridade segmentar.

Os genes homeóticos da Drosophila. Os mutantes homeóticos e.g. Antennapedia e Ultrabitorax. A regra da dominância dos genes homeóticos posteriores. Explicação dos fenótipos do mutante Ultrabitorax face a essa regra. Resumo do desenvolvimento da Drosophila.

Os fatores parácrinos (continuação). As principais famílias: Fibroblast growth factors, Hedgehogs, Wingless/Wnts, Transforming growth factors beta e outros factores parácrinos importantes. As vias de sinalização de cada uma das famílias e variações das mesmas dependentes do tipo célular. Exemplos concretos do papel da sinalização desencadeada de cada uma das famílias. Antagonistas e agonistas dos fatores parácrinos. Exemplos na Drosophila e nos Vertebrados.