Sumários

Aula 11

30 Março 2020, 15:00 Solveig Thorsteinsdottir

Continuação da abordagem sobre a cascata de genes que controla o desenvolvimento do eixo antero-posterior na Drosophila. Os genes maternos: bicoid, nanos, hunchback, caudal. Os mecanismos por de tras da criação de gradientes de concentração de bicoid, hunchbach e caudal. O mecanismo de activação dos genes gap. O mecanismo de activação dos genes de controlo par. A activação dos genes de polaridade segmentar.

Os genes homeóticos da Drosophila. Os mutantes homeóticos e.g. Antennapedia e Ultrabitorax. A regra da dominância dos genes homeóticos posteriores. Explicação dos fenótipos do mutante Ultrabitorax face a essa regra. Resumo do desenvolvimento da Drosophila.

Os fatores parácrinos (continuação). 


Aula 10

26 Março 2020, 17:30 Solveig Thorsteinsdottir

Esta aula foi dada por videoconferência (Zoom) no horário normal da aula.

Esta aula foi dada pelo Ivo Chelo (DBA) a convite da docente. A docente estava também presente.

C. elegans: um modelo para a biologia do desenvolvimento

1. Desenvolvimento de C. elegans como modelo biológico- História- Biologia e ecologia- Vantagens

2. Desenvolvimento embrionário: - Espermatozóides localizados na espermateca por onde os oócitos terão de passar- A diferenciação da linha germinal materna dá-se ao longo da gónada- A postura dos embriões dá-se no estadio de ~30 células (após o início da gastrulação). Vantagens: transparência, linhagem autónoma (mas a especificação da identidade celular pode ser autónoma ou condicional)

3. Desenvolvimento pós-embrionário: - 4 estádios larvares:

L1 Larva

- Formação de neurónios

- Desenvolvimento dos celomócitos

- Divisião dos percursores da linha germinal

L2 Larva

- Desenvolvimento e posicionamento da gónada (diferenciação sexual)

L3 Larva

- Desenvolvimento da espermateca e do útero

- Especificação dos percursores da vulva

- Início da meiose

L4 Larva

- Finalização do desenvolvimento das estruturas sensoriais/reprodutivas nos machos

- Formação de espermatozóides


Aula 1

24 Março 2020, 13:00 Solveig Thorsteinsdottir

Esta aula foi dada por videoconferência. A docente explicou o objetivo da aula e, com recurso à imagens e videos, demonstrou os diferente passos da aula prática que foram os seguintes:

Objectivo 1: Observação de oócitos e espermatozóides

Objectivo 2: Observação da fertilização.

Objectivo 3: Observação das modificações que ocorrem ao nível do núcleo e citoplasma até a primeira divisão mitotica. Observação da segunda clivagem. Observação de gastrulas e larvas pluteus no dia seguinte.

Objectivo 4: Planeamento uma experiência que testa o efeito da concentração dos espermatozóides no (1) sucesso da fertilização e (2) a incidência de polispermia. Foram fornecidos dados da turma PL21 e os alunos ficaram de elaborar um gráfico com os resultados obtidos e a sua interpretação desses dados que enviaram posteriormente para a docente por email.


Aula 1

24 Março 2020, 08:00 Solveig Thorsteinsdottir

Esta aula foi dada por videoconferência. A docente explicou o objetivo da aula e, com recurso à imagens e videos, demonstrou os diferente passos da aula prática que foram os seguintes:

Objectivo 1: Observação de oócitos e espermatozóides

Objectivo 2: Observação da fertilização.

Objectivo 3: Observação das modificações que ocorrem ao nível do núcleo e citoplasma até a primeira divisão mitotica. Observação da segunda clivagem. Observação de gastrulas e larvas pluteus no dia seguinte.

Objectivo 4: Planeamento uma experiência que testa o efeito da concentração dos espermatozóides no (1) sucesso da fertilização e (2) a incidência de polispermia. Foram fornecidos dados da turma PL21 e os alunos ficaram de elaborar um gráfico com os resultados obtidos e a sua interpretação desses dados que enviaram posteriormente para a docente por email.


Not Taught.

24 Março 2020, 08:00 Solveig Thorsteinsdottir

Como esta turma já teve a aula 1 antes do fecho da FCUL, não se repetiu a aula.