Sumários
Aula 11
30 Março 2020, 15:00 • Solveig Thorsteinsdottir
Continuação da abordagem sobre a cascata de genes que controla o desenvolvimento do eixo antero-posterior na Drosophila. Os genes maternos: bicoid, nanos, hunchback, caudal. Os mecanismos por de tras da criação de gradientes de concentração de bicoid, hunchbach e caudal. O mecanismo de activação dos genes gap. O mecanismo de activação dos genes de controlo par. A activação dos genes de polaridade segmentar.
Os genes homeóticos da Drosophila. Os mutantes homeóticos e.g. Antennapedia e Ultrabitorax. A regra da dominância dos genes homeóticos posteriores. Explicação dos fenótipos do mutante Ultrabitorax face a essa regra. Resumo do desenvolvimento da Drosophila.
Os fatores parácrinos (continuação).
Aula 10
26 Março 2020, 17:30 • Solveig Thorsteinsdottir
Esta aula foi dada por videoconferência (Zoom) no horário normal da aula.
Esta aula foi dada pelo Ivo Chelo (DBA) a convite da docente. A docente estava também presente.
C. elegans: um modelo para a biologia do desenvolvimento
1. Desenvolvimento de C. elegans como modelo biológico- História- Biologia e ecologia- Vantagens
2. Desenvolvimento embrionário: - Espermatozóides localizados na espermateca por onde os oócitos terão de passar- A diferenciação da linha germinal materna dá-se ao longo da gónada- A postura dos embriões dá-se no estadio de ~30 células (após o início da gastrulação). Vantagens: transparência, linhagem autónoma (mas a especificação da identidade celular pode ser autónoma ou condicional)
3. Desenvolvimento pós-embrionário: - 4 estádios larvares:
L1 Larva
- Formação de neurónios
- Desenvolvimento dos celomócitos
- Divisião dos percursores da linha germinal
L2 Larva
- Desenvolvimento e posicionamento da gónada (diferenciação sexual)
L3 Larva
- Desenvolvimento da espermateca e do útero
- Especificação dos percursores da vulva
- Início da meiose
L4 Larva
- Finalização do desenvolvimento das estruturas sensoriais/reprodutivas nos machos
- Formação de espermatozóides
Aula 1
24 Março 2020, 13:00 • Solveig Thorsteinsdottir
Esta aula foi dada por videoconferência. A docente explicou o objetivo da aula e, com recurso à imagens e videos, demonstrou os diferente passos da aula prática que foram os seguintes:
Objectivo 1: Observação de oócitos e espermatozóides
Objectivo 2: Observação da fertilização.
Objectivo 3: Observação das modificações que ocorrem ao nível do núcleo e citoplasma até a primeira divisão mitotica. Observação da segunda clivagem. Observação de gastrulas e larvas pluteus no dia seguinte.
Objectivo 4: Planeamento uma experiência que testa o efeito da concentração dos espermatozóides no (1) sucesso da fertilização e (2) a incidência de polispermia. Foram fornecidos dados da turma PL21 e os alunos ficaram de elaborar um gráfico com os resultados obtidos e a sua interpretação desses dados que enviaram posteriormente para a docente por email.
Aula 1
24 Março 2020, 08:00 • Solveig Thorsteinsdottir
Esta aula foi dada por videoconferência. A docente explicou o objetivo da aula e, com recurso à imagens e videos, demonstrou os diferente passos da aula prática que foram os seguintes:
Objectivo 1: Observação de oócitos e espermatozóides
Objectivo 2: Observação da fertilização.
Objectivo 3: Observação das modificações que ocorrem ao nível do núcleo e citoplasma até a primeira divisão mitotica. Observação da segunda clivagem. Observação de gastrulas e larvas pluteus no dia seguinte.
Objectivo 4: Planeamento uma experiência que testa o efeito da concentração dos espermatozóides no (1) sucesso da fertilização e (2) a incidência de polispermia. Foram fornecidos dados da turma PL21 e os alunos ficaram de elaborar um gráfico com os resultados obtidos e a sua interpretação desses dados que enviaram posteriormente para a docente por email.
Not Taught.
24 Março 2020, 08:00 • Solveig Thorsteinsdottir
Como esta turma já teve a aula 1 antes do fecho da FCUL, não se repetiu a aula.