Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos
A aprendizagem será promovida recorrendo a métodos expositivos, demonstrativos e ativos, disponibilizando aos alunos as apresentações feitas em sala de aula e alguma documentação para análise mais aprofundada dos temas lecionados. Esta documentação é disponibilizada na plataforma Fenix sob a forma de artigos científicos atuais ou informação de endereços na internet, fornecidos como complemento da bibliografia recomendada. A disponibilização dos recursos pedagógicos é antecipada, quando se trata de protocolos experimentais para os trabalhos práticos e depois colocada no Fenix para as matérias lecionadas nas aulas teóricas, permitindo aos alunos conhecer os temas e sobre eles refletir, individualmente ou em grupo. Na componente laboratorial, a elaboração de pelo menos um relatório ao longo do semestre é essencial não apenas como componente da avaliação, mas também para que o aluno se questione sobre os trabalhos e adquira competências, nomeadamente na interpretação de resultados e discussão dos mesmos e na utilização correta da linguagem científica. A apresentação de um seminário científico visa também os mesmos objetivos. Independentemente da natureza da aula, as estratégias utilizadas com vista à implementação do programa da unidade curricular baseiam-se na relação permanente entre a teoria e a prática. Esta abordagem é fundamental para a clarificação de conceitos e suas relações bem como para o envolvimento efetivo do aluno no processo de aprendizagem e alcance dos objetivos.