Sumários

Evolução num ambiente espácio-temporalmente heterogéneo

12 Dezembro 2025, 16:00 Margarida Maria Demony de Carneiro Pacheco de Matos

Complexidade espácio-temporal do ambiente. Consequências evolutivas da complexidade ambiental. Heterogeneidade 'fine-grained' e 'coarse-grained'.


A adaptação local. Condições para a evolução de especialistas e generalistas.  Generalistas e relação com a expressão 'a jack-of-all-grades is a master of none'.  Importância da selecção 'soft' na evolução de vários especialistas. Teste de Graham Bell à evolução de especialstas vs generalistas em algas.

Selecção de habitat e relação com especialização e eventual especiação. O papel da competição inter-específica na evolução da largura do nicho e eventual especialização. Seleção de habitat, especialização e eventual especiação ecológica em simpatria.  Deslocação de caracteres.

A co-evolução e a imagem da rainha vermelha: outras espécies como factores de mudança ambiental contínua.


Exercicios usando scripts em R

12 Dezembro 2025, 08:00 Margarida Maria Demony de Carneiro Pacheco de Matos

Fizeram-se os seguintes exercicios usando scripts em R: 1) ANOVA hierarquica ('nested'): ver no Moodle exercicios no ficheiro AdGroMoG6NA-exercicios-anovanestedR 2) ANCOVA: ver no Moodle exercicios no ficheiro TrajEvolAdGroMo-exercicios-ancovaR


Exercicios usando scripts em R

11 Dezembro 2025, 14:00 Margarida Maria Demony de Carneiro Pacheco de Matos

Esta aula foi dada em regime misto, presencial e por Teams, tendo em conta problemas de transportes publicos dada a greve geral marcada para este dia.

Fizeram-se os seguintes exercicios usando scripts em R: 1) ANOVA hierarquica ('nested'): ver no Moodle exercicios no ficheiro AdGroMoG6NA-exercicios-anovanestedR 2) ANCOVA: ver no Moodle exercicios no ficheiro TrajEvolAdGroMo-exercicios-ancovaR



A evolução do sexo

10 Dezembro 2025, 14:00 Margarida Maria Demony de Carneiro Pacheco de Matos

Vantagens e desvantagens do sexo - o custo da recombinação, dos filhos machos; outros custos do sexo. 

Modelos de 'Variation and selection'; desequilibrio de linkage negativo e sua relação com modelos evolutivos de explicação da manutenção do sexo. Deriva e epistasia negativa e sua relação com a manutenção do sexo por aumento de variancia genética por recombinação. Modelos estocásticos e modelos deterministicos.

Vantagens a nível populacional - modelo Fisher-Muller e modelo do 'Muller's ratchet'. 
Vantagens a nível individual - O determinismo ambiental e o modelo mutacional de Kondrashov.

Teorias ambientais - 'shifting optimum'; 'fluctuating selection'; modelo da lotaria; modelo de 'tangled bank' (redução de competição entre irmãos); o modelo da Red Queen entre parasita e hospedeiro. 

 A origem do sexo não se explica da mesma forma que a sua manutenção: hipótese da reparação do DNA e hipótese do DNA parasita. 


A evolução do envelhecimento: conclusão

5 Dezembro 2025, 16:00 Margarida Maria Demony de Carneiro Pacheco de Matos

Testes à teoria evolutiva do envelhecimento - experiências de Michael R. Rose de evolução experimental em Drosophila melanogaster. Outros testes e observações favoráveis à teoria evolutiva do envelhecimento: o caso do Opossum.