Sumários

A evolução num ambiente espácio-temporalmente heterogéneo. 

21 Dezembro 2016, 13:30 Margarida Maria Demony de Carneiro Pacheco de Matos

Complexidade espácio-temporal do ambiente. Consequências evolutivas da complexidade ambiental. A adaptação local. Condições para a evolução de especialistas e generalistas. Heterogeneidade 'fine-grained' e 'coarse-grained'; importância da selecção 'soft' na evolução de vários especialistas. Selecção de habitat e relação com especialização e eventual especiação. O papel da competição inter-específica na evolução da largura do nicho e eventual especialização. A co-evolução e a imagem da rainha vermelha: outras espécies como factores de mudança ambiental. A evolução de fenótipos flexíveis - quando a plasticidade é adaptativa. 


A evolução do sexo

16 Dezembro 2016, 15:30 Margarida Maria Demony de Carneiro Pacheco de Matos

Vantagens e desvantagens do sexo - o custo da recombinação, dos filhos machos; outros custos do sexo.Modelos de 'Variation and selection'; desequilibrio de linkage negativo e sua relação com modelos evolutivos de explicação da manutenção do sexo. Deriva e epistasia negativa e sua relação com a manutenção do sexo por aumento de variancia genética por recombinação. Modelos estocásticos e modelos deterministicos.Vantagens a nível populacional - modelo Fisher-Muller e modelo do 'Muller's ratchet'. Vantagens a nível individual - O determinismo mutacional de Kondrashov; teorias ambientais - 'shifting optimum'; 'fluctuating selection'; modelo da lotaria; modelo de 'tangled bank' (redução de competição entre irmãos;  o modelo da Red Queen entre parasita e hospedeiro.  Porquê dois sexos? A origem do sexo não se explica da mesma forma que a sua manutenção: hipótese da reparação do DNA e hipótese do DNA parasita.


Análises estatísticas de dados de evolução em tempo real (conclusão)

16 Dezembro 2016, 08:00 Margarida Maria Demony de Carneiro Pacheco de Matos

Conclusão da análise de dados de Evolução Experimental. Modelos de ANCOVA na análise de dinâmica evolutiva e diferenças entre fundações utilizando como ferramenta o Statistica.


Análises estatísticas de dados de evolução em tempo real (conclusão)

15 Dezembro 2016, 14:00 Margarida Maria Demony de Carneiro Pacheco de Matos

Conclusão da análise de dados de Evolução Experimental. Modelos de ANCOVA na análise de dinâmica evolutiva e diferenças entre fundações utilizando como ferramenta o Statistica.


A evolução do envelhecimento

14 Dezembro 2016, 13:30 Margarida Maria Demony de Carneiro Pacheco de Matos

Definição de envelhecimento. Teorias adaptativas da evolução do envelhecimento. Explicação evolutiva actual do envelhecimento:o declinio da selecção natural com a idade. Mecanismos genéticos evolutivos do envelhecimento - hipótese da acumulação de mutações e hipótese da pleiotropia antagónica. Testes à teoria evolutiva do envelhecimento - experiências de Michael R. Rose de evolução experimental em Drosophila melanogaster. Outros testes e observações favoráveis à teoria evolutiva do envelhecimento: o caso do Opossum.