Sumários

Discussões para avaliação

20 Dezembro 2024, 14:00 Federico Herrera Garcia

Discussão crítica dos relatórios entregues com os alunos. Cada grupo foi chamado de forma independente, e se fez uma relação pormenorizada dos erros e as virtudes de cada relatório, seguido de uma conversa com os estudantes, na qual eles tiveram a oportunidade de justificar os erros e partilhar as suas dificuldades ou sensações durante a preparação do relatório.


Discussões para avaliação

20 Dezembro 2024, 08:00 Federico Herrera Garcia

Discussão crítica dos relatórios entregues com os alunos. Cada grupo foi chamado de forma independente, e se fez uma relação pormenorizada dos erros e as virtudes de cada relatório, seguido de uma conversa com os estudantes, na qual eles tiveram a oportunidade de justificar os erros e partilhar as suas dificuldades ou sensações durante a preparação do relatório.


Discussões para avaliação

19 Dezembro 2024, 14:00 Federico Herrera Garcia

Discussão crítica dos relatórios entregues com os alunos. Cada grupo foi chamado de forma independente, e se fez uma relação pormenorizada dos erros e as virtudes de cada relatório, seguido de uma conversa com os estudantes, na qual eles tiveram a oportunidade de justificar os erros e partilhar as suas dificuldades ou sensações durante a preparação do relatório.


Análise informático de imagens de fluorescência obtidas de amostras de leveduras vivas

22 Novembro 2024, 14:00 Federico Herrera Garcia

Analisamos as imagens com um software livre amplamente utilizado na comunidade de microscopia, denominado FIJI ou ImageJ. Os alunos instalaram esse programa nos seus computadores e aprenderam: 1) como abrir e processar uma imagem para análises morfológicas e quantitativas; 2) como analisar a morfologia das células e organelas; 3) como quantificar a intensidade de fluorescência de células e organelas; 4) como preparar uma imagem representativa, incluindo uma barra de escala e mudando as cores da imagem para atingir uma maior qualidade. Os procedimentos e outros detalhes técnicos foram definidos em vários documentos enviados para o Moodle e Fenix ​​antes das aulas e estavam disponíveis ao longo do semestre. Esses documentos foram atualizados e refinados quando os alunos se familiarizaram com os procedimentos e começaram a fazer perguntas relevantes.
Os alunos tiraram pelo menos 10 imagens em 10 campos diferentes para cada grupo experimental, adquirindo os 2 espectros correspondentes (azul / verde ou azul / vermelho). Foram advertidos que deviam analisar pelo menos 3 fotos com um mínimo de 100-200 células em total para cada coloração. Falamos brevemente do tipo de apresentação de resultados e análise estadístico que deviam realizar.
No final da aula, os alunos devem obter controle suficiente do software de análise de imagem para produzir resultados prontos para publicação, de alta qualidade.


Análise informático de imagens de fluorescência obtidas de amostras de leveduras vivas

22 Novembro 2024, 08:00 Federico Herrera Garcia

Analisamos as imagens com um software livre amplamente utilizado na comunidade de microscopia, denominado FIJI ou ImageJ. Os alunos instalaram esse programa nos seus computadores e aprenderam: 1) como abrir e processar uma imagem para análises morfológicas e quantitativas; 2) como analisar a morfologia das células e organelas; 3) como quantificar a intensidade de fluorescência de células e organelas; 4) como preparar uma imagem representativa, incluindo uma barra de escala e mudando as cores da imagem para atingir uma maior qualidade. Os procedimentos e outros detalhes técnicos foram definidos em vários documentos enviados para o Moodle e Fenix ​​antes das aulas e estavam disponíveis ao longo do semestre. Esses documentos foram atualizados e refinados quando os alunos se familiarizaram com os procedimentos e começaram a fazer perguntas relevantes.
Os alunos tiraram pelo menos 10 imagens em 10 campos diferentes para cada grupo experimental, adquirindo os 2 espectros correspondentes (azul / verde ou azul / vermelho). Foram advertidos que deviam analisar pelo menos 3 fotos com um mínimo de 100-200 células em total para cada coloração. Falamos brevemente do tipo de apresentação de resultados e análise estadístico que deviam realizar.
No final da aula, os alunos devem obter controle suficiente do software de análise de imagem para produzir resultados prontos para publicação, de alta qualidade.